Piscicultura

Governo e Acrepeixes entregam alevinos para produtores rurais em Manoel Urbano

Cerca de 30 famílias da região foram beneficiadas com entrega de alevinos (Foto: Lorran Lima/Seap)

Visando garantir renda e segurança alimentar para produtores rurais de Manoel Urbano, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agropecuária (Seap) e Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) por meio de convênio com a Central de Cooperativas Acrepeixes, entregou mais de 12 mil alevinos no município. Os alevinos são produzidos na Peixes da Amazônia.

Além disso, a Seap está construindo 100 tanques de piscicultura para ampliar a criação de peixes na região.

“Resolvemos juntar esforços da Seap e Sedens para trazer esses tanques de criação de peixes e os alevinos para garantir a segurança alimentar dessas famílias e renda. Para o governo é muito importante criar essas oportunidades para essas famílias”, disse José Carlos Reis, secretário de Agropecuária.

José Roberto Gomes, superintendente da Acrepeixes, destacou que além dos alevinos, está sendo disponibilizada parte da ração, por meio de convênio com o governo do Estado.

“Com isso, cerca de 30 famílias são beneficiadas. A Central também levou ao município dois técnicos para ministrar curso sobre soltura de peixes, conversão alimentar e está organizando um curso mais aprofundado para tratar do crescimento, engorda e mercado desse peixe”, destacou o superintendente.

“Agradeço a Deus primeiramente e, segundo quem trouxe esse projeto para nós porque não tínhamos condições”, disse o produtor José Lopes (Foto: Lorran Lima/Seap)

O produtor rural José Lopes classifica a ação de governo como “uma benção realizada”. Ele frisa que sem o apoio estatal, não seria possível.

“Para nós foi uma grande vantagem. Agradeço a Deus primeiramente e, segundo quem trouxe esse projeto para nós porque não tínhamos condições, mas como o governo federal da gestão anterior fez com ajuda do governo do Acre e isso chegou até nós. É uma benção realizada. Um açude ajuda na renda e acreditamos que podemos ter outros açudes para ajudar ainda mais na renda”, comenta o piscicultor.

Augusto Mendonça, técnico da Seap, explica que o projeto que a Seap está executando em Manoel Urbano iniciou em outubro do ano passado, com a construção de 28 açudes.

“Foram beneficiadas 28 famílias que já puderam iniciar produção para subsistência. Com a chegada do verão deste ano, serão reiniciadas as atividades para a conclusão dos 100 açudes”, avisou Mendonça.