Acre lança campanha de vacinação contra influenza

Teve início nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

O objetivo é reduzir o número de infectados pelo vírus, que muitas vezes causam internação, e em alguns casos pode levar à morte.

A campanha está em sua 20ª edição e permanece até o dia 1° de junho. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde dos 22 municípios acreanos. Foram distribuídas para todo o estado mais de 195 mil doses da vacina.

Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), afirma que a meta para este ano é imunizar 90% da população. “Temos registros de óbitos no estado ocasionados pela influenza. Não queremos que a população banalize a gripe. Então, convidamos todos os que fazem parte dos grupos prioritários a se vacinarem na unidade de saúde mais próxima de casa.”

O público alvo da campanha são crianças na faixa etária de seis meses de idade a menores de cinco anos, indígenas, idosos a partir de 60 anos, gestantes, trabalhadores em saúde, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Em 2018 a meta é vacinar 195,6 mil pessoas, o que representa 90% da população que faz parte dos grupos que devem ser imunizados. No ano passado, a campanha alcançou 77% da meta preconizada.

É recomendado que pessoas com reação alérgica ao ovo de galinha e derivados e que também apresentaram reações em doses anteriores não se vacinem.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter