leia com atenção

Saúde entrega caderneta que trata dos cuidados e direitos das gestantes

Visando fortalecer o conhecimento das gestantes em relação aos seus direitos e aos cuidados necessários durante o período da gravidez, o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde, uma caderneta que orienta as mães.

No Acre, estão sendo distribuídas mais de 15 mil cadernetas contendo diversas informações: os direitos da gestante antes e depois do parto, direitos trabalhistas de uma gestante, dicas para uma gravidez saudável, cuidados no parto e pós-parto, amamentação e outros assuntos importantes para uma gestação saudável.

“Essas cadernetas também auxiliam que a mamãe tenha um parto normal e tranquilo, proporcionando ao bebê um bom desenvolvimento a partir dessas orientações técnicas. Essas indicações são extremamente positivas para a mãe e para os bebês”, diz João Paulo Silva, gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE).

Novas cadernetas (15 mil unidades) estão sendo distribuídas aos municípios (Foto: Jorge de Oliveira)

A nova remessa de cadernetas chegou ao Acre e já está sendo distribuída às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios acreanos, além dos distritos sanitários indígenas do Alto Rio Juruá e do Purus.

Além das cadernetas, também estão sendo enviadas aos municípios mais de 15 mil fichas de pré-natal, importantes por conter todas as informações sobre a gravidez da paciente.

A previsão é de que todo o material chegue aos municípios até o fim desta semana.