Na tarde dessa quarta-feira, 1º, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres se reuniu com a Federação dos Trabalhadores do Acre (FETACRE) para compartilhar projetos da secretaria voltados às trabalhadoras rurais.
Um desses projetos, o “Fortalecimento da Cidadania e Organização Produtiva das Mulheres do Acre”, foi contemplado pelo edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Com foco na autonomia econômica e o protagonismo de mulheres que moram na zona rural, o projeto prevê um trabalho de inclusão socioprodutiva garantindo, por exemplo, a essas mulheres acesso à documentação civil e jurídica, além de apoio para grupos produtivos na formalização jurídica.
“Se uma mulher não tem nem documento, como ela vai ter acesso à política pública?”, justificou a secretária da SEPMulheres, Concita Maia. Segundo ela, o projeto aprovado prevê a realização de cinco cursos, 12 mutirões da cidadania, 17 seminários e reuniões para os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Tarauacá, Feijó, Santa Rosa, Jordão e Porto Acre.
Após o encontro, a secretária disse que “a participação efetiva do movimento social no planejamento é uma forma de conseguirmos ser mais eficazes”. Para o presidente da Fetacre, Manoel José dos Santos, a intenção do órgão é fortalecer a parceria e canal de diálogo com a SEPMulheres e “contribuir, enquanto movimento social, para que as trabalhadoras rurais recebam da melhor forma as políticas públicas”, afirmou o presidente .