Governo do Estado e lideranças indígenas discutem sobre saúde e educação

Realizada na manhã desta quinta-feira, 31, um encontro entre as principais lideranças indígenas e representantes do governo estadual no auditório da Escola de Música (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Realizada na manhã desta quinta-feira, 31, um encontro entre as principais lideranças indígenas e representantes do governo estadual no auditório da Escola de Música (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Realizado na manhã desta quinta-feira, 31, um encontro entre as principais lideranças indígenas e representantes do governo estadual no auditório da Escola de Música (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Enquanto lideranças indígenas do Acre se mobilizam para conquistar direitos junto às instituições federais responsáveis pelo bem-estar indígena, o governo do Estado vem estreitando os canais de diálogos com as lideranças. O objetivo é fortalecer as responsabilidades que cabem à esfera estadual. Por isso, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 31, um encontro entre as principais lideranças indígenas e representantes do governo estadual, no auditório da Escola de Música.

O encontro foi a continuidade de uma reunião iniciada em abril. O diretor da Assessoria de Assuntos Indígenas, Marcelo Piedrafita, falou sobre o empenho do governo do Estado para encaminhar as reivindicações dos povos indígenas. “Estamos aqui para discutir as atribuições do governo estadual, principalmente na área de educação e saúde em atendimentos de pequena e média complexidades”, disse.

Para o representante das principais lideranças indígenas, Ninawa Hunikuã, esse encontro também faz parte da pauta de reinvindicações indígenas atuais: terra, educação e saúde. “A educação indígena é de responsabilidade do Estado. Entre nossas reinvindicações estão mais escolas e recursos humanos, além do transporte escolar. Queremos que isso seja selado num pacto”, reforça Ninawa Hunikuã.

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, também esteve presente ao encontro e reafirmou o compromisso do governo do Estado com a educação de base para os povos indígenas. “As reinvindicações têm sido atendidas conforme os pactos e prazos estabelecidos. Demos a ordem de serviço para a construção de 20 escolas novas, num total de 120 escolas indígenas no Estado. Estamos organizando um cadastro nacional para a construção de mais 50 escolas. Temos demanda de pessoal e professores, mas estamos trabalhando para que essas reinvindicações sejam atendidas nos prazos estabelecidos.”

A Saúde Indígena, que é de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão do governo federal, também foi discutida com representantes do governo do Acre. Uma reunião ficou marcada para esta sexta-feira, 1.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter