Lula recebe visita do governador Tião Viana e senador Jorge Viana

Governador Tião Viana, ex-presidente Lula e o senador Jorge Viana em encontro nesta quinta-feira, 31, na Sede do Instituto Cidadania em São Paulo (Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

Governador Tião Viana, ex-presidente Lula e o senador Jorge Viana em encontro nesta quinta-feira, 31, na Sede do Instituto Cidadania em São Paulo (Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

“Um encontro de carinho, amor e afeto pelo Acre.” Esta foi a definição do governador Tião Viana para o encontro que ele e o senador Jorge Viana tiveram na tarde desta quinta-feira, 31, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Instituto da Cidadania, em São Paulo. O encontro durou cerca de uma hora e o Acre foi a pauta central da conversa.

“Ele perguntou sobre os projetos em andamento. Falamos de políticas ambientais, de nossos investimentos na piscicultura, e ele quis saber também sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Lula é um conhecedor do Estado e um grande amigo do Acre”, disse Jorge Viana.

Lula acertou de vir ao Acre acompanhar a presidente Dilma Rousseff na inauguração da BR-364, prevista para setembro. O ex-presidente também falou da Colônia Souza Araújo e disse querer visitar o local novamente. Jorge, Tião e Lula também falaram da luta do governo pela inclusão social no Brasil. “A todo momento ele transpirava otimismo e confiança no Brasil”, disse o senador acreano.

Segundo Tião Viana, o ex-presidente sempre se referia ao Acre com muito carinho. “Estar com Lula é compartilhar um momento de valores, possibilidades e afeto. Ele mandou um forte abraço para o Acre”, disse o governador, que reforçou o convite para que o ex-presidente esteja no Estado durante a inauguração da BR – obra que ele, como presidente, tanto acreditou e garantiu os recursos necessários para que fosse concluída.

Segundo o governador, Lula também assumiu o compromisso de contatar indústrias para se instalar na Zona de Processamento de Exportação do Acre, a primeira do Brasil a estar alfandegada e está numa posição estratégica em relação ao Oceano Pacifico.

“Falamos da nossa luta pela inclusão econômica com emancipação. O presidente mostrou mais uma vez que é amigo do Acre. Eu e o Jorge ficamos felizes pela relação de passado, presente e futuro com esse homem que mudou o Brasil para melhor”, destacou Tião Viana.

Instituto Lula

Lula acertou de ir ao Acre acompanhar a presidente Dilma Rousseff na inauguração da BR-364, prevista para setembro (Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

Lula acertou de vir ao Acre acompanhar a presidente Dilma Rousseff na inauguração da BR-364, prevista para setembro (Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

O Instituto Cidadania, onde ocorreu o encontro do ex-presidente com o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana, foi o lugar onde Lula debateu e elaborou com toda a sociedade propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente da República em 2002. Hoje, o Instituto da Cidadania está se transformando no Instituto Lula, que cuidará do acervo histórico e do intercâmbio internacional das experiências políticas do ex-presidente.

A instituição teve como objetivo a busca de soluções para os problemas estruturais da realidade social brasileira. Seu foco de trabalho foi a elaboração de propostas consistentes de políticas públicas para superar a dívida social do país. Desenvolvidas em ambiente suprapartidário, incorporaram a contribuição dos mais variados atores sociais.

A experiência de ouvir toda a sociedade para a elaboração de políticas públicas foi adotada como prática por Luiz Inácio Lula da Silva nos seus dois mandatos como presidente do Brasil. Agora, o Instituto Cidadania é o núcleo que prepara a criação do Instituto Lula, voltado para causas políticas e sociais no Brasil e também no exterior.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter