Ação envolve Detran, Ciatran, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Samu
Uma reunião realizada na manhã de hoje, 14, definiu as estratégias para reforçar a segurança da população durante os nove dias do maior evento do Estado, a Expoacre. O Plano de Segurança envolve Detran, Ciatran, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Samu. Durante a feira, um efetivo de 250 pessoas entre policiais, agentes de trânsito e bombeiros irá trabalhar para garantir que o fluxo de milhares de pessoas em direção ao Parque de Exposições Castelo Branco transcorra com o mínimo de incidentes possível.
A ação da área de segurança para a Expoacre 2008 foi traçada a partir de novos elementos, como a entrada em vigor da Lei Seca e a expectativa de público ainda maior que o do ano passado na feira. A previsão é que pelo menos 30 mil pessoas passem diariamente pelo local.
O secretário de segurança pública do Estado, Antônio Monteiro, diz que o plano pretende envolver a população para evitar transtornos e desastres causados pelo excesso de bebidas alcoólicas e de velocidade. "Queremos orientar sobre o melhor horário, o melhor caminho para que a população chegue até o parque com segurança evitando acidentes".
Atrações como o rodeio que antes era realizado a partir de quinta-feira foi antecipado para os primeiros dias (domingo, segunda e terça-feira) o que, segundo os organizadores, deverá atrair o público de forma equilibrada durante toda a semana.
"Em 2007 realizamos a Expoacre com portões abertos. Verificamos um aumento de 30% na freqüência. Este ano repetimos a experiência acreditando que este ano este número será maior", aposta Dudé.
Na próxima sexta-feira, 18, o governador Binho Marques deverá anunciar aos jornalistas as demais novidades previstas para a edição 2008 da Expoacre.
Segurança na Expoacre
– A organização da feira irá colocar um ponto de táxi no principal estacionamento para dar opção aos motoristas que tiverem ingerido doses excessivas de álcool
– Uma segunda opção de saída do parque foi criada com acesso direto à BR-364, para tentar diminuir o fluxo de veículos pela Estrada Parque/BR-317. A saída que passa por trás do palco, em frente ao setor de vaquejadas, será liberada a partir de 23 horas e tem o percurso todo iluminado até a rodovia.
– Para cumprir rigorosamente o horário de fechamento do parque, a organização terá um serviço de comunicação interna para avisar antecipadamente os estabelecimentos sobre o fim das atividades.
– O policiamento vai estar dentro do parque em todos os dias da feira para evitar e coibir ações ilícitas registradas no ano passado, como pequenos furtos.
{xtypo_info}Clique aqui para baixar a programação da Expoacre 2008 {/xtypo_info}