encontro com governadores

Governo do Acre e governo federal trabalharão em parceria por projetos prioritários do estado

O governador Gladson Cameli pediu e recebeu a garantia de apoio do governo federal para os principais projetos prioritários no Acre, em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 27, em Brasília, na  primeira reunião de trabalho entre os governadores dos estados e o presidente.  

No encontro, presidente Lula ouviu demandas estratégicas dos estados. Foto: Diego Gurgel/Secom

Entre as prioridades apresentadas pelo governador estão a recuperação ou mesmo a reconstrução da BR-364, melhorias para a BR-317, construção de casas populares, medidas para a redução das filas de cirurgia, além da implantação da infovia, que levará Internet de alta qualidade para todos os municípios. 

A ideia é um trabalho de parceria neste sentido. Conforme o governador, as ações visando reduzir as filas de cirurgias, por exemplo, deverão ser realizadas por meio de um programa que deverá ser lançado em breve, em parceria com os estados. 

“Precisamos resolver o problema das pessoas que ficam anos esperando nas filas de cirurgia”, disse o governador, adiantando que  “os secretários de Saúde dos estados já tiveram reuniões com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para que possamos avançar neste sentido”.  

Governador pede apoio federal para as BR 364 e 317, construção de casas populares, redução das filas de cirurgia e Internet de qualidade no estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Gladson Cameli também reivindicou apoio para construir  12 mil casas populares no estado,  por meio do programa Minha Casa Minha Vida, que deverá ser retomado na sua Fase 1. Ele também reforçou a importância não apenas da recuperação, mas da reconstrução de rodovias no estado, como a BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. 

“Essa rodovia está numa situação muito delicada, principalmente no acesso de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, e precisa de solução urgente, pois interliga praticamente a metade dos nossos municípios, além de ser via de ligação do Acre com os outros estados e países vizinhos”, explicou. 

Gladson Cameli também ressaltou a importância da infovia, interligando todos os municípios do estado via Internet de banda larga, “pois precisamos democratizar o acesso à Internet, à informação, e ter estrutura para atrair investimentos e gerar emprego e renda para a população”, explicou. 

ICMS

Governador Gladson Cameli apresenta prioridades do Acre em reunião do presidente Lula com os governadores. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outros assuntos tratados pelos governadores com o presidente abrangeram, por exemplo, a reforma tributária e a busca de soluções para a recuperação das perdas com a arrecadação do ICMS causadas pelas leis complementares 192 e 194, de 2022, que, na prática, reduzem o imposto incidente, por exemplo, sobre combustíveis.

“Tudo que a gente tratar de obras temos que pensar no equilíbrio fiscal dos estados”, lembrou o governador. *Conforme ele, as perdas do Acre são de aproximadamente 230 milhões*.  A previsão é que, na próxima semana, haja uma reunião dos secretários de Fazenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na busca de solução para o problema.  

“Foi uma reunião produtiva, o presidente se mostrou sensível  e disposto a trabalhar unido com os governadores e prefeitos e é isso que nós queremos: ser ouvidos e termos esse entendimento de que as ações sejam boas tanto para o governo federal quanto para os estados, pois o objetivo maior é a população”, resumiu Gladson Cameli.

Os debates sobre os projetos prioritários do Acre, em Brasília, contaram com o reforço da equipe do governo. Foto: Diego Gurgel/Secom

Reforço

Os debates sobre os projetos prioritários do Acre, na capital do país, contaram com o reforço do chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília, Ricardo França; do titular da Secretaria de Governo, Alysson Bestene; do secretário de Planejamento, Coronel Ricardo Brandão; do Chefe da Casa Militar, coronel Carlos Augusto Negreiros; do chefe de Gabinete Pessoal do Governador, Coronel José Rosemar Messias. 

Governador presenteia presidente Lula com farinha e castanhas do Acre

Durante o encontro, o governador Gladson Cameli presenteou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma cesta contendo produtos do Acre, como farinha de Cruzeiro do Sul e castanhas.

“O presidente me encomendou a farinha quando nos encontramos durante a COP-27, que ocorreu em novembro, no Egito. Aproveitei o encontro dos governadores para cumprir esse compromisso com ele”, explicou o governador, que incluiu no “combo” de produtos acreanos uma novidade: farofa pronta com sabor de banana comprida e de bacon, produzidas no estado.

Durante o encontro de governadores com o presidente Lula, Gladson Cameli recebeu garantia de apoio em projetos prioritários para o Acre. Foto: Ricardo Stuckert

Essa não é a primeira vez que Gladson presenteia Lula com a farinha acreana. “Há cerca de 15 anos, quando eu era deputado federal, entreguei nossa especial iguaria também para o presidente Lula, em outro mandato dele e, agora, ele mesmo pediu de novo”, contou.

Para o governador, é uma satisfação divulgar os produtos da terra. “Sou apaixonado pelo Acre e pelas nossas coisas. E faço questão de mostrar o que temos de bom, onde quer que eu vá”, disse.

Na quinta-feira, Gladson Cameli também presenteou com farinha o secretário especial de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano.