Governo constrói 79 escolas indígenas em quatro anos

Povos indígenas de 15 diferentes etnias já recebem ensino educacional bilíngue de acordo com os valores culturais de cada comunidade. Nos últimos quatro anos, foram construídas 79 novas escolas em aldeias. Só no ano passado, cerca de 350 professores participaram de cursos de formação.

Povo Yawanawá quer concluir o ensino médio sem ter que sair da comunidade (Foto: Arquivo Secom)
Povo Yawanawá quer concluir o ensino médio sem ter que sair da comunidade (Foto: Arquivo Secom)

“Hoje já temos escolas de ensino médio em algumas terras indígenas. Vemos isso de maneira positiva, porque os próprios alunos poderão concluir o ensino médio nas aldeias, tendo como ensino a cultura tradicional”, disse Zezinho Kaxinawá, assessor de Assuntos Indígenas.

Nesta semana, representantes do povo Yawanawá estiveram no gabinete do governador para agradecer pelo que já foi feito e também pedir a construção de uma escola de ensino médio. Mais de 400 alunos da Comunidade Nova Esperança já concluíram o ensino básico e precisam dar continuidade aos estudos.

O governo do Estado está buscando alternativas para viabilizar esta proposta. “Uma das demandas do povo Yawanawá era uma escola de ensino médio. O governador entrou em contato com o secretário de Educação e foi proposta que a construção dessa escola se inicie nesse ano”, afirmou Zezinho Kaxinawá.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter