Ministro afirma que piscicultura do Acre é referência para o país

Governador detalha empreendimento aos representantes do Ministério (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador detalha empreendimento aos representantes do Ministério (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se encontrou na manhã desta quinta-feira, 29, com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho – que cumpre agenda no Acre acompanhado pelo ex-ministro, José Fritsch e a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA, Maria Fernanda Nince Ferreira. Juntamente com sua equipe técnica, Tião Viana apresentou o projeto de piscicultura que o governo desenvolve no Estado e o ministro afirmou que a piscicultura do Acre é referência para o restante do país.

Na apresentação, o ministro conheceu o projeto desde a sua concepção – apresentada pelos representantes da empresa Peixes da Amazônia S/A responsável pela administração do Complexo de piscicultura – até a fase de conclusão, incluindo investimentos, etapas de produção e processamento.

Na ocasião, o ministro realizou a assinatura de convênios da ordem de R$ 5,8 milhões, que incluem mais tanques de piscicultura para o Estado. “Serão mais de 600 famílias atendidas. Nós tentamos desenvolver um projeto exemplar e o ministério da pesca sempre foi muito sensível e parceiro nas nossas relações, assim como a presidenta Dilma”, contou o governador.

Para Helder Barbalho, o projeto de piscicultura do Acre é referência para o restante do país. “Fiz questão de estar aqui para ser solidário e não apenas consolidar uma piscicultura como a que já existe, mas que possamos avançar cada vez mais para que esse projeto estimule outros estados”, destacou o ministro.

Ainda segundo o ministro, é este o olhar que o Brasil precisa ter, de que a piscicultura é seguramente uma atividade que aquece a economia, que faz a justiça social e envolve o pequeno, o médio e o grande, além de atrair a iniciativa privada.

Ministro defende que piscicultura do Acre poderá estimular outros estados (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ministro defende que piscicultura do Acre poderá estimular outros estados (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ao término da apresentação, o governador destacou que o Acre faz uma piscicultura de maneira diferente, inovadora e o resultado é bastante positivo. “Estamos a um passo de uma atividade regular, sustentável e que nos permite o desenvolvimento econômico do Estado”, concluiu.

Agenda do Ministro no Acre

Após apresentação do projeto, o ministro seguiu para o aeroporto de Rio Branco para fazer um sobrevoo em algumas propriedades rurais que passaram a investir na criação de peixes como alternativa econômica.

Após o sobrevoo, a comitiva do governo acompanhará Helder Barbalho e demais convidados ao Complexo de Piscicultura para acompanharem o início da fase de testes do frigorífico.