Técnicos avaliam a maturação de mudas

As mudas atenderão demandas de fruticultura e programa Florestas Plantadas (Foto Cedida)
As mudas atenderão demandas de fruticultura e do programa Florestas Plantadas (Foto Cedida)

Nesta quarta-feira, 28, a equipe da Secretaria de Estado Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) visitou viveiros que produzem mudas de seringueiras e açaí. Os técnicos que acompanham essas cadeias produtivas realizam a visita técnica com o objetivo de analisar a maturação das plantas para o planejamento das entregas para o programa Florestas Plantadas.

O projeto tem a meta de implantar oito mil hectares de seringueiras.”As mudas devem ser entregues em março, período de inverno chuvoso, que é ideal para o crescimento das plantas”, explica o secretário Glenilson Figueiredo.

Na primeira etapa, o projeto vai beneficiar dois mil produtores, que são famílias que residem nos pólos agroflorestais. “O programa pretende ser estendido para as famílias que estão inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, afirma Figueiredo.

Já o açaí integra o programa de fruticultura, um cultivo que é desenvolvido consorciado com a banana por exemplo, porque a palmeira desenvolve melhor na sombra de outra planta. A produção tem o objetivo de abastecer as agroindústrias. “O incentivo dessa cultura está ligado diretamente à geração de renda, porque são gerados muitos empregos nessa cadeia produtiva”, conclui o gestor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter