Governo, Conass e Albert Einstein iniciam segunda fase da planificação da atenção primária no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou na manhã de quinta-feira, 7, um workshop de abertura da segunda fase do PlanificaSUS, que é um projeto executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), visando a planificação, ou seja, a organização de processos e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

Estiveram presentes secretários de Rio Branco, Sena Madureira, Capixaba, Acrelândia, Bujari, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Manoel Urbano. Foto: Taís Nascimento

“O objetivo do projeto é implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Regiões de Saúde das 27 Unidades Federativas (UFs), fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora estadual da planificação, Emanuelly Nóbrega.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e contou com a presença da secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, dos secretários municipais de Saúde de Rio Branco, Sena Madureira, Capixaba, Acrelândia, Bujari, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Manoel Urbano e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Municipais de Saúde, Conass e da SBIBAE.

No Acre desde o início da semana, a consultora do SBIBAE, Lucimara Moura, falou sobre a responsabilidade de executar um projeto de tamanha importância para a saúde dos acreanos.

“Nessa percepção que tivemos sobre os municípios, podemos entender o sistema e como podemos apoiá-los. O PlanificaSUS é uma parceria junto ao Conass e Ministério da Saúde com recurso do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Precisamos, então, saber que produto entregar na região”, salientou.

Secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, e consultora do SBIBAE, Lucimara Moura. Foto: Taís Nascimento

Para a representante do Conass, Rosane Delucca: “É uma satisfação e ao mesmo tempo uma responsabilidade estar aqui representando uma entidade que representa os secretários de Saúde. O Conass tem como papel apoiar as equipes técnicas, e com isso, desenvolve muitos projetos”.

A secretária de Estado de Saúde destacou a importância do PlanificaSUS no que concerne à aproximação dos órgãos e poderes a quem está na ponta, na frente do processo.

“Vamos expandir o Planifica aos demais municípios do estado. Então, hoje estamos iniciando a segunda fase do projeto em que objetivamos implantar em todas as regionais de Saúde do Estado, para que possamos ter uma atenção primária fortalecida e organizada para bem atender a nossa população”, disse Paula Mariano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter