diálogo

Educação apresenta plano de retomada das aulas presenciais a deputados

A secretária de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Socorro Neri, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 7, com os deputados da base aliada na sala de reuniões do gabinete. Na pauta do encontro, o alinhamento das ações acerca do retorno das aulas presenciais em todo o estado.

Aos deputados, a secretária fez questão de frisar que o retorno das aulas presenciais está sendo realizado de forma gradual. Segundo ela, primeiro retornaram as escolas urbanas e depois retornarão as escolas rurais, as de difícil acesso e também as escolas indígenas.

Ao todo, nesse momento, retornaram 287 escolas. Além disso, outras 127 estão passando por manutenção para receber os alunos. Todos os protocolos e exigências do Conselho Estadual de Educação (CEE) estão sendo cumpridos para realizar o retorno presencial.

Secretária Socorro Neri falou das ações para o retorno das aulas presenciais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“De repente, passamos a ser cobrados pelo retorno de 100% das escolas, quando na verdade há um plano aprovado pelo próprio CEE, onde além de gradual, também não é obrigatório e acontece exatamente com o revezamento das turmas”, afirmou a secretária Socorro Neri.

Nesse primeiro momento retornam alunos da 1ª e 5ª série do ensino fundamental, anos iniciais, os alunos da 6ª e 9ª do ensino fundamental, anos finais e os alunos do 1º e 3º anos do ensino médio. E isso por meio do sistema híbrido, onde metade da turma vai presencial à escola e outra metade continua estudando de maneira remota.

A secretária falou ainda, aos deputados, sobre os investimentos em manutenção que estão sendo realizados. Nesse momento, 127 escolas, das 613 de todo o estado, passam por melhorias na infraestrutura. Adaptações nos banheiros e instalações de lavatórios estão sendo realizadas para receber os estudantes.

Ao todo, nos últimos cinco meses, foram investidos mais de R$ 23 milhões na educação. Além das escolas, também estão sendo realizadas manutenções em prédios administrados pela Secretaria e também em espaços esportivos, como os Centros Integrados de Esportes Comunitários (CIECs).

“Temos um plano de retomada, temos um planejamento realizado pela equipe da SEE e, mais do que isso, temos um acompanhamento do Conselho Estadual de Educação. Portanto, esse retorno estava na hora de acontecer”, frisou a secretária.

Merenda

A secretária Socorro Neri, na reunião, falou também sobre a merenda, uma determinação do governador Gladson Cameli que seja de qualidade. Ela explicou os processos licitatórios em andamento e que os fornecedores estão trabalhando com preços defasados, o que dificulta, em muitos casos, a assinatura dos contratos.

Ela, inclusive, pretende reunir a equipe da SEE com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para tratar do assunto. “Estamos trabalhando de forma legal e correta, por isso vamos buscar uma orientação do TCE”, destacou.

Pessoal de apoio e contratação de novos professores por meio de processos seletivos foram outros assuntos tratados durante a reunião com os deputados. Sobre o pessoal de apoio, além de solucionar as pendências financeiras, deverá ocorrer ainda a contratação de mais profissionais, como agentes de portaria, motoristas e monitores escolares.

Já sobre a questão de professores, em torno de 1,7 mil vagas foram preenchidas por meio de processos seletivos e outros 140 foram chamados do concurso de efetivo. Sem falar nas contratações diretas que foram autorizadas para a suprir as necessidades das escolas de difícil acesso.

‘É um esforço que tem acontecido de forma real para evitar demoras em 2022, mas mesmo agora em 2021 queremos concluir o ano letivo já com o quadro completo”, frisou a secretária.

Suporte para o debate

As informações acerca do retorno das aulas presenciais, levadas pela secretária Socorro Neri, vai permitir aos deputados, além de conhecer os procedimentos internos, também ter melhores condições para realizar o debate sobre o assunto na Assembleia Legislativa (Aleac).

Para o líder do governo na Aleac, deputado Pedro Longo, o governo está sendo muito transparente ao apresentar tanto as dificuldades quanto as soluções. “Ficamos muito satisfeitos por essa oportunidade em conhecer detalhes de todos esses procedimentos”, afirmou.

Deputados destacaram que a secretária Socorro Neri foi a primeira a realizar reunião de alinhamento. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Segundo o deputado Chico Viga, o importante é fortalecer as relações entre as secretarias, o governo e os deputados. Já para o deputado José Bestene, a base precisa de elementos para fazer a defesa, já que estamos saindo de uma pandemia. Ele sugeriu o governo reunir os poderes para ampliar o debate.

De acordo com o deputado Whendy Lima, as reuniões com os deputados para passar as informações e fazer o alinhamento para o debate na Aleac são importantes.