ETA II recebe a visita de estudantes de Engenharia Civil

O Departamento Estadual de Água e saneamento do Acre (Depasa) recebeu nesta quinta-feira, 7, estudantes do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Estácio Unimeta, para visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA II). A atividade, prevista na disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Água e Esgoto, marcou o retorno das visitas às unidades operacionais do Depasa, que estavam suspensas por causa da pandemia.

ETA II recebe a visita de estudantes de Engenharia Civil. Foto: Assessoria Depasa

Recepcionados pelo servidor responsável pela Divisão de Operação, Controle e Gestão do Depasa, Haroldo Macário, os estudantes conheceram as instalações da ETA e viram de perto como ocorre o processo de tratamento e distribuição da água, desde o momento em que é captada no Rio Acre, até chegar às casas dos usuários do Depasa em Rio Branco.

Para a aluna Thainara Lima, a participação na atividade prática superou a expectativa:  “Foi muito produtivo, além mesmo das minhas expectativas. Conhecemos todos os processos pelos quais a água passa até chegar às residências. Então está sendo muito gratificante estar aqui aprendendo sobre o processo de tratamento da água e também observando toda a questão de infraestrutura e engenharia dos espaços.”

Nos laboratórios de Controle e Qualidade, os visitantes verificaram o nível de cloro da água que sai da ETA, e receberam informações sobre todos os procedimentos em cumprimento à Portaria do Ministério da Saúde n° 888/2021, que regulamenta todos os parâmetros para garantir a qualidade da água.  “A gente percebe que aqui  na ETA faz um processo bem rigoroso para garantir a qualidade da água. Verificamos que a água chega ao usuário com o nível elevado e é necessário a que a gente faça também a nossa parte para fazer bom uso água tratada”, observou Thainara.

O professor Júlio Mattos falou sobre a importância da atividade prática para a formação integral do aluno. “Nesse século 21 temos, quando os alunos estão muito no ensino online, estudando à distância, com diminuição da socioatividade, afetividade, comprometendo até o ensino aprendizagem, visitas como essa oportunizam fixação entre o conhecimento teórico e prático”, enfatizou.

Uso consciente da água tratada

Além de informações sobre processo de captação, adução, tratamento e distribuição, durante a atividade com os alunos de engenharia foram abordadas questões relativas a custos de produção e uso consciente da água tratada. “ A água é um bem primordial à saúde. É grande a nossa responsabilidade com essa água. Por isso é preciso sempre alertar sobre a importância do uso consciente, e esse é um trabalho que fazemos também nessas atividades com os estudantes”, ressaltou Macário.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter