Governo comemora avanços em experimentos com borracha natural

O professor mostrou ao governador os novos resultados dos experimentos com FDL e FSA (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O professor mostrou ao governador os novos resultados dos experimentos com FDL e FSA (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta sexta-feira, 31, com o pesquisador e professor de tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), Floriano Pastori Júnior, que trabalha no desenvolvimento de projetos com borracha natural FDL (Folha Defumada Líquida) e FSA (Folha Semi-Artefato). Acompanhado por sua equipe e outros membros de pesquisas, Floriano Pastore Júnior mostrou ao governador os novos resultados de experimentos que inclui o uso de novas essências que melhoram o aroma e as técnicas de produção.

“Nós estamos melhorando a FSA com a incorporação de aromas mais agradáveis. E estamos avançando numa pesquisa de cooperação no ramo de desenvolvimento de borracha específica”, contou entusiasmado o professor que trabalha com pesquisa de borracha há quase 20 anos e está no Acre desde 1999.

Tião Viana parabenizou o trabalho desenvolvido pelo grupo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana parabenizou o trabalho desenvolvido pelo grupo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Floriano Pastore Júnior conta ainda sobre o sistema de produção instalado desde 2004, em Assis Brasil, que com trabalho ininterrupto, 120 famílias vendem sua produção para a empresa francesa VEJA, do ramo de calçados. A essas famílias, são oferecidas capacitação e o fornecimento de produto químico para a produção, além de outras intermediações.

“Sempre recebemos do governo o apoio institucional que é fundamental e vem na forma de subsidio pela FDL, ou seja, a cada quilo da borracha é pago R$ 3,5 centavos, que são fundamentais para manter a competitividade do produto da floresta”, conta Pastore Júnior. Assis Brasil, Feijó e Tarauacá são os municípios pioneiros na produção de FDL.

Tião Viana parabenizou o trabalho desenvolvido pelo grupo e disse que a ação é um presente para o Acre. “Esse trabalho é uma contribuição que vai atravessar gerações. Minha gratidão”, externou o governador.