Governo auxilia prefeitura na remoção das famílias atingidas pela cheia

31 famílias estão recebendo apoio da gestão estadual e municipal (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Famílias estão recebendo apoio da gestão estadual e municipal (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O Parque de Exposições Castelo Branco já abriga 49 famílias em Rio Branco. A Defesa Civil Estadual realiza monitoramento diário e contínuo dos rios do estado e está apoiando a remoção das famílias, no momento, são 190 pessoas, que provém dos bairros Airton Sena, Baixada do Habitasa, Seis de Agosto, Base e parte do Taquari. Na aferição das 15 horas, o Rio Acre estava com 14,62 metros. A gestão municipal  continua realizando um trabalho integrado para apoio dos cidadãos, que enfrentam às adversidades da alagação deste ano.

O coordenador municipal da Defesa Civil, George Santos explica a variação volumétrica dos rios: “Brasileia está apresentando vazante, no entanto, Assis Brasil  teve vazante ontem, mas voltou a subir hoje. Da mesma forma, Xapuri  apresentou vazante, mas o Riozinho do Rola continua subindo e por isso essa tendência de continuar elevando aqui em Rio Branco”.

O Corpo de Bombeiros está realizando a remoção de entulhos nas bases das pontes. Mas além disso, estão também com duas bases de trabalho, sendo uma integrada com a Defesa Civil Estadual, com objetivo de retirada das famílias e transporte e outra operacional, executando o recebimento e acolhimento das famílias no Parque de Exposição. Como ocorreu com Ana Carina Pereira, que chegou ontem ao abrigo  com sua mãe, irmãos e filha de 1 ano de idade. “Moro na Cadeia Velha, mas nós pedimos para sair, porque estavam subindo bichos e muita formiga e para prevenir era melhor sair”.

Esforços do trabalho dos bombeiros do Acre (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Esforço do trabalho dos bombeiros do Acre (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A primeira família a chegar ao abrigo foi a de Charles Gomes. No bairro Airton Sena, a água já havia adentrado sua casa e  por isso, solicitou ajuda pelo 193: “Tenho duas filhas, uma de cinco e outra de três anos e estava muito preocupado. O apoio está sendo excelente, meus móveis  se salvaram e estão guardados aqui no galpão, protegido por uma lona e aí qualquer coisa que precisar, eles nos atendem”.

A Secretaria Municipal de Saúde está com um posto de vacinação realizando atendimento. A Emurb e Semsur estão cuidando da infraestrutura e manutenção, junto a Secretaria de Operações Públicas e Habitacionais (Seop), que está adequando a estrutura do parque e como medida preventiva, construindo novos abrigos estão sendo construídos. A RBTrans está apoiando a retirada e transporte e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) está no gerenciamento do abrigo.

A representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer comenta as ações com o público infantil: “Começamos com as atividades hoje e vamos continuar enquanto for necessário, até o nível do rio retornar. Enquanto isso, estamos realizando esse trabalho de recreação e lazer, nossa equipe trouxe jogos, futebol, vôlei e bambolê para as crianças”.

Galeria de Imagens

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest