Governo articula ações de apoio à ressocialização para o Centro Socioeducativo do Juruá

Durante agenda realizada em Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 20, a governadora do Acre em exercício, desembargadora Regina Ferrari, acompanhada do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJAC) em exercício, desembargador Luis Camolez, realizou visita institucional ao Centro Socioeducativo do Juruá.

Governadora em exercício realiza visita ao ISE no Juruá. Foto: cedida

As autoridades visitaram as instalações e dialogaram com os reeducandos. Em seguida, reuniram-se  com a diretora da instituição, Maiane de Moura; a primeira-dama e assessora voluntária da Assessoria de Políticas Humanitárias da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Sergiane Silva; e a gestora do Departamento Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Judmyla Santos.

Autoridades visitaram as instalações e dialogaram com os reeducandos. Foto: cedida

Atualmente, o Centro Socioeducativo do Juruá, que tem capacidade para 37 pessoas, está com 11 adolescentes e jovens. Com atividade de ressocialização, a instituição mantém os projetos Horta Plantando Sonhos, com o cultivo de hortaliças no local, e Som da Liberdade, que oferece aulas de violão.

“É uma grande alegria retornar a Cruzeiro do Sul; fico feliz que a quantidade de internos seja mínima e o local de alojamento, adequado, limpo e arejado. O Tribunal de Justiça está à disposição para contribuir com ações que ajudem na ressocialização e inclusão. Não é possível fazer um trabalho sozinho, a união faz a diferença para trazer bons resultados”, ressaltou Luis Camolez.

As aulas de ensino fundamental e médio dos reenducandos também ainda não se iniciaram, mas o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, confirmou que serão retomadas no próximo dia 27.

Autoridades do TJ e lideranças políticas do Juruá tratam de ações em benefício dos reeducandos. Foto: cedida

Cursos

Outra pauta da reunião foi a oferta de cursos online que o TJAC vai disponibilizar para os reeducandos, por meio de dez computadores doados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O acesso aos cursos é fruto de articulação entre o TJAC e o Instituto Mundo Melhor, do Paraná. “São 150 cursos que vão permitir que os adolescentes não fiquem ociosos, que possam aprender, se qualificar, e que, quando saírem, possam trabalhar”, frisou Regina Ferrari.

O diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes, colocou a instituição à disposição para contribuir com o Centro Socioeducativo do Juruá. Também esteve presente à visita o diretor do Foro da Comarca de Cruzeiro do Sul, juiz de direito Erik Fahrat.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter