em Sena Madureira

Com o apoio do Programa REM, governo promove capacitação sobre boas práticas de produção de castanha para extrativistas

Por Arinelson Morais

A equipe técnica da Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri), com apoio financeiro do Programa REM Acre – Fase II, realizou, na última semana, mais uma capacitação em boas práticas de produção da castanha e produção de mudas em miniestufas para 19 extrativistas moradores da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, no município de Sena Madureira.

Extrativistas e produtores foram capacitados em boas práticas da produção da castanha pela equipe técnica da Seagri. Foto: Mayara Montenegro/REM

A capacitação foi realizada em duas fases, na primeira os produtores tiveram acesso à teoria, que envolveu a legislação ambiental e as etapas no processamento da castanha, iniciando-se com a extração dos ouriços, quebra, transporte, seleção das amêndoas, pré-secagem, classificação, secagem, estoque, beneficiamento e embalagem, até a distribuição para o mercado.

Na segunda, foi aplicada a parte prática, e os extrativistas realizaram todo o processo de produção de mudas da castanheiras utilizando as sementes.

Os produtores também aprenderam sobre o cultivo correto da castanha para uma produção e colheita mais rápida. Foto: Mayara Montenegro/REM

Para Eneide Taumaturgo, engenheira da Seagri e ministrante do curso, passar esse conhecimento é importante para melhorar a qualidade e valor das castanhas. “A castanha-do-Brasil é a única amêndoa que é exportada do Brasil, tendo um poder altíssimo em relação ao valor econômico, por ser um produto alimentício rico em proteína vegetal”, ressaltou.

A castanha-do-brasil é utilizada como matéria-prima para confecção de diversos produtos e a extração é realizada basicamente por ribeirinhos, seringueiros e indígenas, tratando-se, portanto, de uma atividade incorporada à cultura das populações tradicionais amazônicas.

“Moramos na reserva há muito tempo, e essa capacitação chegou em um bom momento para ampliar nosso conhecimento, ensinando uma forma de produzir mais rápido. Com esse aprendizado, a gente só tem a ganhar”, destacou a extrativista Marizalda Ribeiro.

Marizalda Ribeiro é extrativista e produtora da castanha na Resex Cazumbá-Iracema. Foto: Mayara Montenegro/REM

O Programa REM apoia financeiramente a implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por intermédio de ações coordenadas por diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

A iniciativa promove o fortalecimento das cadeias produtivas e auxilia no incremento da renda dessas populações, disseminando boas práticas e conscientizando sobre o reflorestamento de áreas degradadas por meio da produção de mudas.