Governo apresenta potencial do Acre no mercado de ativos ambientais em reunião anual do GCF

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), José Gondim, foi um dos painelistas da programação da 13ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), realizada em Mérida, no México.

Gondim demonstrou o potencial do Acre no mercado de ativos ambientais, ao apresentar a estruturação da CDSA no Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

Presidente da CDSA apresentou potencial do Acre no mercado de ativos ambientais em evento do GCF, no México. Foto: cedida

“A CDSA é uma sociedade de economia mista, na forma de sociedade anônima, com foco no desenvolvimento sustentável. Atuamos na elaboração de planos, programas e projetos, com estratégias econômicas e financeiras para capitalização das políticas de sustentabilidade, a fim de contribuir na convergência entre interesses de Estado, de mercado e promoção do desenvolvimento sustentável junto a povos tradicionais e povos indígenas”.

O presidente ressaltou ainda que o Acre foi pioneiro da estruturação de um sistema capaz de permitir pagamento por serviço ambiental, sendo exemplo para as demais regiões do país, especialmente os estados da Amazônia Legal. Ele apresentou ainda as vantagens quanto às metodologias e repartições de benefícios dos programas, planos e projetos previstos no Sisa.

Em contribuição ao debate, o presidente destacou ainda os desafios para regulação do mercado de crédito de carbono e defendeu o alinhamento público e privado para que seja estabelecido um compliance (acordo) de mercado financeiro, defendendo aspectos no novo cenário governamental e a necessidade de mobilizar e sistematizar ações de descarbonização.

O governo do Estado do Acre, por meio da CDSA, prepara-se para a captação de recursos provenientes dos fundos climáticos no mercado de crédito de carbono, vintage (créditos antigos) e performances futuras, por meio de relações bilaterais e multilaterais com financiadores governamentais, agências de financiamento internacional e nacional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter