A segunda-feira, 18, ficará marcada na vida de milhares de estudantes e centenas de educadores das escolas estaduais de Cruzeiro do Sul. Nesta data, o governador Gladson Cameli abriu oficialmente o ano letivo, que se inicia para 24 colégios estaduais da zona urbana do município, após dois anos de isolamento imposto pela pandemia da covid-19.
A Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker foi o palco escolhido pelo gestor para celebrar o retorno dos encontros na modalidade presencial.
Os mais de 500 alunos presentes à solenidade ouviam atenciosamente a mensagem de esperança proferida pelo governador, que relatou os avanços importantes que a educação tem adquirido nos últimos três anos e meio.
“É um dia especial, um momento de recomeços, de virar a página da pandemia”, externou o chefe do executivo.
Além de melhorias na estrutura das escolas e renovação da frota de veículos que transportam os alunos, a atual gestão estadual beneficiou a categoria com os auxílios de internet e alimentação, aquisição de computadores para os docentes e a concessão do reajuste salarial.
“Diante desses feitos, digo que vale a pena governar. Enquanto uns reclamam, continuarei firme, trabalhando. Com essa liberdade, quero continuar gerindo o nosso querido estado”, afirmou Cameli.
Também se fizeram presente ao evento a coordenadora local do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Ruth Bernadino, e outros membros de pastas, autarquias e departamentos do governo.
A primeira Escola Cívico-Militar do Juruá
Um vídeo foi preparado pela equipe gestora da Madre Aldegundes Becker, destacando os principais avanços da instituição, que é a primeira do Juruá a operar dentro do novo sistema de ensino. Cameli assistia emocionado aos registros do sucesso da iniciativa, que tem o gestor como idealizador.
Destaque em concursos e avaliações nacionais, a escola também atua na mudança de postura dos estudantes.
Rosa Guimarães Lebre, gestora civil do colégio, enfatiza o empenho e expectativa da equipe para colocar em prática ideias inovadoras, que possibilitarão, neste recomeço, um salto ainda maior na qualidade do ensino oferecido na escola.
“Este é o momento de executar o que planejamos há dois anos. Nosso maior objetivo é formar cidadãos compromissados e responsáveis, e entregar à sociedade homens e mulheres que agem pautados no bem”, frisou.