planejamento

Educação apresenta o Calendário Escolar e novidades para o ano letivo 2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), deu início ao ano letivo 2022 no dia 11, com o calendário escolar da rede pública estadual de ensino aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e publicado no Diário Oficial.

O cronograma foi implantado nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguindo com carga horária mínima de 800 horas ao longo de 200 dias letivos, exceto para os estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio, cuja carga horária mínima exigida é de 1.000 horas, com a mesma quantidade de dias letivos.

O calendário aprovado pelo CEE exige o cumprimento da carga horária mínima de 800 horas e 200 dias letivos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com o calendário, o recesso escolar do meio do ano se inicia no dia 26 de agosto. As aulas serão retomadas para o segundo semestre no dia 16 de setembro, e o término do ano letivo será em 20 de janeiro de 2023, para as turmas do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e o ensino médio (1ª e 2ª séries).

Para as turmas de 3ª série do ensino médio o encerramento será em 30 de dezembro. A diferença de calendário se dá em função de que estes estudantes farão o Enem em novembro e precisam de um calendário mais intensivo.

“O CEE nos pediu três calendários, o geral, o específico para a 3ª série do ensino médio e o calendário das escolas que estão em reforma. O conselho vai monitorar todos eles”, pontuou a professora Gleicicleia Gonçalves de Souza, diretora de Ensino da SEE.

Para atender a organização escolar própria da Educação do Campo, Educação Indígena ou da especificidade da região em que a escola estiver inserida, o calendário escolar poderá ser adequado à realidade de cada localidade, obedecendo às exigências previstas na legislação de ensino quanto ao mínimo de dias letivos e carga horária anual.

A previsão de início das aulas nas escolas de difícil acesso é para o dia 2 de maio, exceto as indígenas, que têm um cronograma totalmente atípico, sendo sazonal, e os professores ainda participarão de formação pedagógica.

Das 33 escolas que estão em reforma e ainda não iniciaram o ano letivo, 19 delas estão passando por grandes obras e todas terão um calendário específico, adequado a sua realidade, com a mesma coerência que os outros dois calendários já aprovados.

As escolas que estão em reforma terão um calendário adequado, com a mesma coerência que os outros dois calendários já aprovados. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O desafio da retomada do ensino presencial nos levou a olhar para escola de forma particular. O novo normal se dará de forma cautelosa, garantindo a segurança sanitária, e melhorando na qualidade de ensino dos nossos estudantes”, destacou o secretário de Educação Aberson Carvalho.

Antes de iniciar as aulas, os profissionais das escolas passaram por formação para receber e acolher os estudantes, os professores e os pais, neste momento de readaptação à rotina.

Calendário Letivo 2022:

Confira as principais datas:

Geral – Ensino Fundamental e Médio (1ª e 2ª séries)

Início do ano letivo: 11 de abril

Recesso Escolar dos alunos: 26 de agosto a 16 de setembro

Recesso Escolar dos professores: 26 de agosto a 9 de setembro

Reinício das aulas: 12 de setembro (início do 2º semestre)

Encerramento do ano letivo: 20 de janeiro/2023

Ensino Médio (3ª série)

Início do ano letivo: 11 de abril

Início do 2º semestre: 15 de agosto

Recesso Escolar: 5 a 9 de setembro

Reinício das aulas: 12 de setembro

Encerramento do ano letivo: 30 de dezembro

Sobre a rede estadual de ensino

O governo do Acre mantém um total de 613 unidades escolares, entre urbanas, campo e indígenas, atendendo cerca de 145 mil estudantes nos 22 municípios acreanos. Entre elas, a rede estadual conta, atualmente, com 10 escolas que ofertam o ensino médio integral, uma escola de ensino fundamental em tempo integral, três escolas militares e quatro cívico-militares, além das outras escolas que ofertam educação básica em todas as modalidades de ensino.

Principais Novidades

“O ano letivo de 2022, será um marco, pois muitas novidades estão por vir. Desde o ano passado estamos planejando o retorno 100 por cento presencial. Assim, nossos alunos passarão pelo processo de acolhimento e adaptação da rotina”, declarou o secretário de Educação, Aberson Carvalho.

Como novidade, ocorre a implementação do Novo Ensino Médio, este ano em novo formato para todas as turmas de 1ª série do estado.

Haverá o ciclo de palestras nas escolas sobre bullying, violência contra a mulher, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência, dentre outras.

A distribuição dos uniformes será diferente neste ano. A partir de maio, o responsável pelo aluno irá até a escola, que dará um voucher (vale) para que ele se dirija até a malharia mais próxima da sua casa e requisite a confecção das peças.

Os alunos receberão gratuitamente, uniforme, material escolar, mochila e garrafinha. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os estudantes do ensino médio serão contemplados com material escolar, pois nos anos anteriores somente os alunos do ensino fundamental recebiam.

Tem ainda a garrafinha (squeeze) e a mochila, que também serão distribuídas, gratuitamente, aos estudantes.

Estas são algumas das novidades do ano letivo 2022 ofertadas pelo governo do Acre aos estudantes da rede pública estadual de ensino.

O secretário destacou ainda, os avanços da Educação no último ano. “Não podemos negar os avanços da educação no último ano, mesmo em pandemia, avançamos na contratação de professores, como também em sua valorização, com abono de mais de 14 mil reais ao professor. Tudo isso fruto do intenso trabalho de toda equipe da SEE. Agora é continuarmos avançando com a modernização de nossas escolas e a implantação do novo ensino médio”