Nesta sexta-feira, 24, o governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães inauguram o Centro de Produção de Alevinos, que é parte do investimento da piscicultura no Juruá.
O Centro Tecnológico de Produção de Alevinos juntamente com o frigorífico de processamento de peixes compõem o Núcleo Industrial de Piscicultura da região, ambos localizados em Cruzeiro do Sul.
O empreendimento terá a capacidade inicial de processamento de cinco milhões de alevinos por ano de espécies regionais (piau, curimatã, tambaqui) e de espécies de alto valor agregado (surubim e pirarucu). Empregará diretamente 40 profissionais e possibilitará benefícios diretos a 1.500 piscicultores da região.
A gestão do Núcleo Industrial de Piscicultura é de responsabilidade da empresa Juruá Peixes S/A, que por sua vez é referência de organização empresarial em formato de sociedade anônima na região. Sua composição societária é modelo para o setor empresarial local, pois, integra em um mesmo arranjo a iniciativa privada com capitais individuais, cooperativas de produtores (sócia majoritária) e o governo do Estado.
A inauguração será realizada amanhã, a partir das 10 horas, e contará com a presença de centenas de piscicultores da região.