Comunidade do Croa discute instalação de estrutura para atender turistas

Representantes dos moradores do Rio Croa estiveram reunidos com a primeira-dama do Acre Marlúcia Cândida. Eles conversaram sobre a instalação de uma estrutura física que possa atender os diversos turistas que já visitam a região, localizada em Cruzeiro do Sul.

Marlúcia Cândida e a arquiteta Carolina Sgorla analisam, com a comunidade, as potencialidades do local (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Marlúcia Cândida e a arquiteta Carolina Sgorla analisam, com a comunidade, as potencialidades do local (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Na conversa, os moradores discutiram a proposta de criação de núcleos em diferentes localidades para recepcionar os turistas. A divisão, segundo eles, facilitaria o gerenciamento.

“A comunidade vê isso com bom olhos. É a saída para resolver muitos problemas de famílias, com a geração de renda”, argumenta Davi Nunes de Paula, ativista ambiental.

Atualmente 55 famílias vivem na comunidade, que recebe pessoas de várias partes do mundo. Segundo eles, alguns não ficam mais tempo devido a falta de estrutura como uma pousada. Há também os moradores de Cruzeiro do Sul, que passam o dia nos lagos e voltam para casa.

Os habitantes do Croa acreditam que com estrutura adequada, todos podem ser beneficiados com a geração de renda por meio do turismo. É o caso da artesã e presidente da Associação das Mulheres Agroextrativistas do Rio Croa, Francisca Nazaré de Souza.  “Essa proposta vai dar vida nova. Com esse complexo turístico a gente vai ter mercado para vender o artesanato,” assegura.

A proposta será discutida com a comunidade e a viabilização é analisada pelo governo do Estado. A ideia é aproveitar elementos tradicionalmente utilizados na arquitetura local como palha, paxiúba e madeira, valorizando, assim, a cultura e beleza natural, além de levar a mensagem de preservação ambiental aos visitantes.

Conhecendo o Croa

O rio, que dá nome à comunidade é o Croa. De águas escuras e espelhadas e matas fechadas, tem espécies como samaúma e vitória-régia às suas margens e leito. Entre os animais, é possível ver tucanos sobrevoando o céu ou jiboias em galhos de árvores.

As águas escuras podem ser resultado do lugar de sua nascente, um buritizal próximo ao município de Marechal Taumaturgo.

Para chegar até o Rio Croa é preciso percorrer cerca de 20 quilômetros pela BR-364, partindo de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter