Governador entrega equipamentos para produtores rurais e indígenas

[doptg id=”3″]

As comunidades do Liberdade e Gregório, na região do Juruá e Tarauacá, e as comunidades indígenas do Envira, em Feijó, encerram 2014 com um presente entregue pelo governador Tião Viana nesta terça-feira, 16. Trabalhadores rurais de florestas públicas e indígenas receberam máquinas e implementos agrícolas.

As comunidades tinham perdido a esperança, e agora estão recebendo investimentos. Só pela Sedens, de mais de R$ 15 milhões, tivemos também investimentos na produção, na área de educação, saúde e mecanização. A esperança chegou e está sendo compartilhada. Essas entregas chegam a quase 300 famílias, que estão recebendo equipamentos como os que estão aqui – do trator à despolpadeira do açaí. Os barcos vão subir o Envira para atender as comunidades”

Tião Viana

A vice-governadora eleita, Nazaré Araújo, ressaltou que a entrega não é apenas de equipamentos, mas que leva alegria e esperança aos povos da floresta. “Esperança no trabalho e dignidade para as pessoas que vivem nas comunidades rurais. As pessoas do Acre são trabalhadoras e acreditam no seu potencial”, destacou.

Os beneficiados

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre (Sedens), Edvaldo Magalhães, a Associação de Moradores da Floresta Pública do Mogno recebeu 227 kits de casas de farinha, 56 kits de roçados e um engenho, que beneficiarão pequenos produtores. A Associação Fortaleza Acreana recebeu 227 kits de casas de farinha, 56 kits roçados e um engenho.

As comunidades São Francisco de Assis e São Vicente foram beneficiadas com a construção de Centro de Comercialização de Produtos das Florestas do Gregório e Liberdade. A Reserva Extrativista do Rio Liberdade foi beneficiada com a construção de 30 tanques, uma ponte e 237 kits de casas de farinha, um kit de roçado e sete equipamentos diversos.

Já nas regiões do Envira e Jurupari, em Feijó, foram entregues cinco geradores, um trator, oito barcos e oito motores.

Mais desenvolvimento para as comunidades

Produtor comemora entrega de equipamentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Produtor comemora entrega de equipamentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O presidente da Associação São Francisco, Cleomildo Rocha, o “Xuxa”, agradeceu o apoio que recebera do governo do Estado, por meio da entrega de equipamentos. “O nosso Liberdade não era visto antes do governo de Tião. No governo de Tião Viana nós fomos vistos, e vencemos com muito trabalho. Agora vamos poder desenvolver nossa produção de farinha produzir com mais qualidade”, comentou.

As oportunidades recebidas pela política de gestão e valorização das comunidades rurais destacadas pelo presidente “Xuxa” também foram reconhecidas pela trabalhadora rural Maria Renilda Santana da Costa, a “Dona Branca”. “Este é um momento de alegria para mim. Agradeço muito ao Tião Viana e ao secretário Edvaldo. Tião Viana deu condição ao produtor rural para trabalhar. Depois que ele abriu o ramal na nossa comunidade, também mandou para lá a construção de 30 tanques de piscicultura”, frisou.

O líder indígena da terra Katukina-Kaxinawa, José Augusto, declarou que a atual gestão do Estado abriu espaço para os indígenas. Ele também agradeceu pelos barcos entregues aos povos indígenas do Envira. “Esses barcos vão suprir as necessidades dos índios, que poderão escoar a produção agrícola e transportar pessoas que ficam nas comunidades isoladas e não têm transporte quando precisam vir à cidade receber os benefícios”, completou

Durante a solenidade no Liberdade, também foi pago o bônus do Fundo Amazônia, no valor de R$ 255 mil. O secretário Edvaldo Magalhães aproveitou o encontro para anunciar a retomada das atividades do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) na região.

O que disseram

Acredito no trabalho do governador Tião Viana. A gente tem que ser grato ao que vem sendo feito aqui no Juruá, e eu sou grato. Mas não vi gratidão do outro lado. Estou aqui para ajudar. Não quero ver o povo sofrer.”

Mazinho Santiago, vice-prefeito de Cruzeiro do Sul

Esse é um dia especial. O Tião está trazendo um presente para vocês, e tenham certeza de que todo esse esforço, esses equipamentos que tanto vão ajudar vocês, é dado de coração. A partir do próximo ano, vou estar em um novo desafio. Vou estar muito mais presente nas comunidades. Podem contar comigo.”

César Messias, vice-governador e deputado federal eleito

A entrega desses equipamentos é o compromisso de governo que nasceu de políticas públicas, de conversas com as comunidades. Espero que esse apoio do governo melhore ainda mais a vida de vocês.”

Mêrla Albuquerque, prefeito de Feijó