Helicóptero resgata mãe e filho em aldeia indígena

Mãe e filho são resgatados em aldeia indígena. A viagem de barco duraria cerca de seis dias (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Mãe e filho são resgatados em aldeia indígena. A viagem de barco duraria cerca de seis dias (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Mais um resgate foi realizado pela equipe do Harpia 01 em parceria com o Samu, na manhã desta terça-feira, 16. Sob o comando do capitão Samir Freitas, o helicóptero pousou no pátio do 7º BEC, por volta de 12h30, vindo da comunidade indígena Icuriã, localizada em Assis Brasil.

A adolescente de 15 anos sofria de pré-eclâmpsia, doença que eleva a pressão arterial de grávidas, e iniciou o trabalho de parto na última madrugada. O bebê nasceu com o intestino para fora do abdômen, uma deformidade congênita que representa risco de morte e precisava imediatamente passar por procedimentos cirúrgicos e cuidados médicos.

O acesso à comunidade é realizado por meio de barco e leva aproximadamente seis dias para chegar a Rio Branco, já de helicóptero dura cerca de uma hora. A agilidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi primordial para garantir a sobrevivência das vítimas.

“Essa é uma ação importantíssima, um serviço rápido e seguro que ajuda a salvar vidas. Em alguns casos, mais alguns minutos as vítimas poderiam ter morrido”, destaca o coordenador do Ciopaer, major Negreiros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter