integração

Governador de Ucayali diz que integração “é sonho de desenvolvimento sendo realizado”

Durante abertura do 1°Encontro de Empresários Ucayali – Acre, que acontece na cidade de Pucallpa, autoridades peruanas e acreanas discursaram sobre as perspectivas e os objetivos do evento. O anfitrião do encontro, o governador de Ucayali, Francisco Pezo Torres, enfatizou sobre a importância de se discutir a integração das regiões afirmando que há anos o povo peruano da região de Pucallpa sonha com a possibilidade de comércio com o Acre através do Vale do Juruá.

“Estamos muito próximos, somos como ‘irmãos siameses’ e por muitos anos sonhamos com a possibilidade de uma integração comercial e turística entre nossas regiões e hoje estamos dando, de fato, o primeiro passo para a realização desse sonho, o sonho de desenvolvimento para nossas regiões”, afirmou Pezo Torres.

O presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano, em seu discurso afirmou que a mobilização para a realização do encontro já foi um grande desafio. José Adriano destacou ainda a coragem e a bravura dos empresários peruanos e acreanos que nunca desistiram do sonho da integração.

“Só se consegue fazer o desenvolvimento se tiver a figura do empresário à frente, com a mesma vontade que nos trouxe até aqui, hoje. Mesmo com todas as dificuldades, com todos os obstáculos é assim que se faz o desenvolvimento, com coragem, vontade e união. Um estado não se desenvolve apenas com a vontade da capital, mas também com a vontade dos municípios e por isso temos aqui vários prefeitos que acreditam que essa integração dará certo”, disse.

A troca de experiências e a possibilidade de acordos comerciais entre Acre e Peru por meio das regiões do Vale do Juruá e do Departamento de Ucayali deixou o empresário acreano Alcindo Nascimento empolgado. Trabalhando com produção e beneficiamento do açaí, Alcindo Nascimento vislumbra grandes negócios no ramo de atuação com o intercâmbio entre os dois países.

O empresário Alcindo Nascimento vislumbra grandes negócios no ramo de atuação com o intercâmbio entre os dois países Fotos: Marcos Vicentti/Secom

“As expectativas são as melhores possíveis. Estamos trocando experiências e conhecendo o mercado peruano o que pode gerar grandes negócios tanto com o comércio do açaí, como com outros produtos”, comentou o empresário.

Em um rápido discurso, o vice-governador Major Rocha afirmou que com o trabalho conjunto e a união de forças, Acre e Peru podem concretizar a integração entre as regiões em um curto espaço de tempo.

“Acredito que se trabalharmos juntos e de forma unida, com trabalho coordenado, conseguiremos em um curto espaço de tempo a tão sonhada integração, em um primeiro momento com a ligação entre as duas regiões por via aérea e a médio prazo com a ligação por via terrestre. Estamos todos, governo, empresários e apoiadores unidos para que a tão sonhada integração aconteça verdadeiramente”, destacou Major Rocha.

Empresários acreanos participam de feira de produtos peruanos

O grupo de empresários acreanos que participam do 1° Encontro de Empresários Ucayali – Acre, na cidade peruana de Pucallpa, participaram no final da tarde desta segunda-feira, 10, de uma feira de produtos peruanos.

A comitiva acreana conheceu sobre a produção de cacau e os produtos produzidos a partir da fruta, como chocolate, licores, entre outros.

O setor energético, de hortifruti, de bebidas, piscicultura e madeireiro também foram apresentados aos participantes do encontro.

Alder Costa Cruz, presidente da Dom Porquito observou, por meio da feira de produtos, um potencial mercado para os produtos acreanos e vice-versa.

“O Peru tem um mercado turístico muito forte, mas observei que o mercado industrial ainda está em crescimento e aproveitando esse momento é que podemos inserir nossos produtos no mercado amazônico peruano. A região de Ucayali tem cerca de 400 mil habitantes que tem as cordilheiras como um grande entrave para escoamento de produtos e também para a importação, portanto essa integração barateará os custos do comércio entre as duas regiões”, enfatizou o empresário.