segurança

Projeto Amigos Solidários recebe apoio do programa de segurança pública Acre pela Vida

Com o intuito de fomentar cada vez mais o esporte, a cultura e o lazer aos jovens da comunidade em todo o estado, como forma de preveni-los do mundo da criminalidade, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (sejusp), por meio da Diretoria de Justiça e Integração Social, fez uma visita às crianças do projeto Amigos Solidários, coordenado pelo voluntário e cabo da Polícia Militar Derineldo Souza, no bairro Adalberto Sena, para conferir as ações realizadas que vão desde música, futebol, balé, artes marciais, vôlei e basquete.

Projeto oferece aula de música onde as crianças aprendem a tocar vários tipos de instrumentos. Foto: Ascom.

A ação faz parte do projeto Esporte e Arte na comunidade – Chegando na frente, inserido no programa de segurança pública Acre pela Vida e atende crianças de 7 a 16 anos. Na ocasião, o diretor Joelson Dias falou sobre a importância da Sejusp apoiar um projeto como este, que trabalha principalmente a prevenção das crianças ao mundo do crime.

“A preocupação do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança está focada, sobretudo, em um olhar sobre ações preventivas e um projeto como este, desenvolvido pelo Amigos Solidários, vai ao encontro de nossos desejos de oferecer às crianças e aos adolescentes oportunidades de ter aulas de música e de cidadania, formando bons cidadãos para o presente e para o futuro de nosso estado”, destacou.

Para Derineldo Souza, trabalhar com essas crianças é ver a cada dia, a transformação na vida de cada um e a vontade que eles têm de ser tornarem cidadãos de bem com sonhos a realizar.

“O combate com arma não traz tanta eficácia como o ensinamento, então para nós vencermos essa guerra contra a criminalidade, vai ser com a prevenção, com o abraço, e carinho, e proporcionando coisas boas a essas crianças que muitas vezes não recebem isso em casa. Aqui eles conseguem ver o lado bom da vida e a oportunidade de viver dias melhores”, finalizou.

Sobre o projeto

O projeto faz parte do programa Chegando na Frente que é uma das ações do programa de segurança pública Acre pela Vida, financiado pelo Ministério Público do Trabalho e com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

É mais de um milhão de reais investidos em materiais esportivos e instrumentos musicais, que são distribuídos nas ações que fazem parte do programa que atende as escolinhas de futebol, música e artes marciais, bem como associações, grupos comunitários, que atendem vários bairros da capital e interior além dos colégios militares de Rio Branco.