Gestores são capacitados para realizar feiras de economia solidária

A capacitação reúne organizadores de feiras e gestores de todo o Estado (Foto: Edna Medeiros/Secom)
A capacitação reúne organizadores de feiras e gestores de todo o Estado (Foto: Edna Medeiros/Secom)

As feiras de economia solidária, fomentadas pelo Programa Estadual de Feiras Regionais, já movimentaram cerca de R$ 1 milhão apenas em 2015. Os dados são da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), que, em parceria com o Sebrae/AC, Prefeitura de Rio Branco, Conselho e Fórum Estadual de Economia Solidária, realiza nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10, uma capacitação para gestores públicos de todos os municípios acreanos.

Com o tema “Gestão e Liderança de Feiras Regionais” o curso é pautado em cima da cartilha de economia solidária, desenvolvida pelo programa. Serão 16 horas de qualificação, com o propósito de oferecer instrumentos de inovação aos organizadores das feiras de economia solidária.

As capacitações terão duas frentes de atuação para a economia solidária, é o que explica o gerente de Comércio e Serviços do Sebrae/AC, Aldemar Maciel: “Primeiro vamos capacitar os gestores, a pessoa que está lá no município, responsável pela feira. Posteriormente, vamos trabalhar com os feirantes, apresentando maneiras de se calcular o preço dos produtos e técnicas de vitrinismo, entre outras orientações”.

Peregrina da Silva, gestora de Manoel Urbano, observa que as feiras geram oportunidades de renda aos feirantes do interior do estado. “Muita gente produz, mas não comercializa por falta de espaço. Recentemente realizamos a primeira feira de Manoel Urbano, que teve um retorno muito satisfatório”, frisou.

A capacitação dos gestores e feirantes será contínua. Ao todo, 16 municípios acreanos já realizam suas feiras de economia solidária, espaço de compra e entretenimento que reúne produtos e serviços dos pequenos negócios do Acre.

Henry Nogueira, secretário de Estado de Pequenos Negócios, ressalta que “o governo do Acre tem investido na política de economia solidária, como forma alternativa de geração de renda e trabalho para as pessoas que mais precisam. O Programa de Feiras Regionais continua com a meta de, até o fim do ano, alcançar todos os municípios do Acre”.

Cartilha

A cartilha de economia solidária do Programa Estadual de Feiras Regionais é a única do país. Desenvolvida pela SEPN, ela contém recomendações para a promoção dos eventos e instruções em boas práticas no manuseio e armazenamento dos produtos ofertados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter