Gestores de Políticas Públicas completam dez anos de carreira no Acre

Em maio, mais de 300 gestores receberam o certificado do curso de Formação em Gestão Pública (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Em maio, mais de 300 gestores receberam o certificado do curso de Formação em Gestão Pública (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o papel de profissionalizar a administração pública, a carreira de gestor de Políticas Públicas e de técnico em Gestão Pública foi criada no Acre, em 2006. Assim, no dia 1 de agosto, os técnicos e gestores de Políticas Públicas completaram 10 anos de atuação no estado.

Por meio de concurso público, o Acre tem hoje 393 gestores e 205 técnicos que atuam nas diversas secretarias, autarquias e fundações do estado.

“Gestores e técnicos estão em todos os órgãos, inclusive no interior. Estamos em todos os municípios, até no Jordão”, afirmou Gerliano Nunes, gestor e coordenador-geral dos gestores no Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e dos Técnicos em Gestão Pública do Estado do Acre (Sintegesp).

Entre as atribuições do gestor de Políticas Públicas está a de propor, elaborar, executar e gerenciar planos, programas e projetos no âmbito da administração pública estadual, direcionados ao desenvolvimento sustentável nas áreas de infraestrutura, produção, economia, comércio exterior, inclusão social, meio ambiente, saúde, educação e segurança pública.

“O papel do gestor é a profissionalização da administração pública, oferecendo um serviço à sociedade de forma mais eficiente, mais coordenada. Somos um grupo de servidores com uma ligação muito forte com a continuidade dos programas e projetos”, declarou Nunes.

Os servidores são ligados à Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, mas atuam em todas as instituições do Estado. A gestora da SGA, Sawana Carvalho, destaca a importância da carreira para a administração pública. “São profissionais de excelência, que estão distribuídos em todos os órgãos do Estado, para o melhoramento da gestão”, frisa.

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