cirurgia bariátrica

Frustração e Compulsão Alimentar é tema de palestra dirigida a pacientes do Programa de Obesidade da Fundhacre

O Programa de Obesidade da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou nesta quinta-feira, 16, no auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em Rio Branco, uma palestra dirigida aos pacientes cadastrados no programa, sob o tema Frustração e Compulsão Alimentar.

Promovido em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac), o encontro teve como finalidade preparar e conscientizar os pacientes para a cirurgia bariátrica.

Frustração e Compulsão Alimentar é tema de encontro com pacientes do Programa de Obesidade da Fundhacre. Foto: Gleison Luz

“A Fundhacre tem um protocolo de cirurgia bariátrica que preconiza que os pacientes precisam passar tanto pelos atendimentos individuais, com o cardiologista, nutricionista e psicólogo, entre outros profissionais, como pelos atendimentos em grupo, que é a atividade que estamos desenvolvendo hoje”, destaca o coordenador do programa, Alysson Morais.

Alysson Morais: “A Fundhacre tem um protocolo de cirurgia bariátrica que preconiza atendimentos individuais e em grupo”. Foto: Gleison Luz

A vice-coordenadora do curso de Psicologia, Silvane Chaves, afirmou que a iniciativa “é fundamental, tanto para o aprendizado e formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde, quanto para a atenção às demandas de políticas públicas, reivindicadas pela população”.

O encontro foi realizado em parceria com o curso de Psicologia da Ufac. Foto: Gleison Luz

A compulsão alimentar, considerada um distúrbio alimentar, é caracterizada pela ingestão exagerada de alimentos, mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Em geral, a pessoa compulsiva perde o controle sobre o que está ingerindo e em que quantidade.

Valdisa Mendes está cadastrada no programa desde agosto de 2021. Foto: Gleison Luz

Valdisa Mendes está cadastrada no programa desde agosto de 2021. “Existe todo um processo para aprovação, até estar apto para a cirurgia. Aqui no encontro tem mais ensinamentos detalhados do que na consulta individual; toda uma equipe nos assiste, o que vejo como cuidado”, disse.