formação pedagógica

Educação capacita professores dos centros socioeducativos do estado

Em virtude do início do ano letivo, na segunda-feira, 20, e por conta da implantação do Novo Ensino Médio nos centros socioeducativos, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) promoveu uma formação pedagógica dirigida aos professores dos centros socioeducativos na Escola Darquinho, em Rio Branco, nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16.

Cerca de 30 professores participaram da capacitação, destinada para trabalhar com um público de aproximadamente 120 adolescentes privados de liberdade.

Os professores que participam da formação trabalham nos centros socioeducativos Santa Juliana, Aquiry, Mocinha Magalhães e Acre. Foto: Dayana Soares/SEE

Os professores que participam da formação trabalham na Escola Darquinho, que possui anexos nos centros socioeducativos Santa Juliana, Aquiry, Mocinha Magalhães e Acre, com oferta de ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Estamos implantando o Novo Ensino Médio também aqui nas medidas socioeducativas, e é importante destacar que o mesmo ensino que é dado lá fora é ministrado aqui dentro. Os professores estão muito empolgados e envolvidos nesta formação, porque as pautas estão muito interessantes”, frisou o diretor da Escola Darquinho, Wagner Vasconcelos.

Diretor Wagner Vasconcelos: “Os professores estão muito empolgados, porque as pautas estão muito interessantes”. Foto: Dayana Soares/SEE

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens a oportunidade de receber uma educação de qualidade, mesmo em um ambiente desafiador. Os professores estão sendo capacitados com técnicas e estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades desse grupo de alunos em situação de vulnerabilidade.

A professora Sara Nascimento, que trabalha há oito anos na escola e todo ano participa dos encontros, diz: “A formação tem o intuito de nos instruir para entrarmos na sala de aula capacitados, trazendo informação para os nossos alunos e uma mediação eficiente”.

A educação é fundamental para garantir o acesso a direitos básicos, como saúde, emprego e justiça. Também é uma maneira efetiva de combater a pobreza, a desigualdade e a discriminação, fornecendo a todos as mesmas oportunidades para alcançar seus objetivos e sonhos.