qualidade e controle

No Dia do Ouvidor, Fundhacre destaca serviço voltado para o usuário

Para comemorar o Dia Nacional do Ouvidor, celebrado nesta quinta-feira, 16, representantes da Ouvidoria da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) participaram, em Rio Branco, de um evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), o Ouvidoria Day, promovido com o objetivo de estimular a atuação desses órgãos no serviço público.

“Foi discutida a importância de refletir e fomentar a implementação das ouvidorias nos jurisdicionados e o seu papel nas instituições públicas, além da transparência da gestão, qualidade e controle do serviço”, relatou a chefe da Ouvidoria da Fundhacre, Socorro Lima.

O papel das ouvidorias é encontrar as soluções que atendam às demandas dos usuários, por meio da mediação de conflitos e cumprimento das normas. Foto: Gleison Luz

A Ouvidoria da Fundhacre é um canal de comunicação entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), servidores e a unidade hospitalar. É um espaço democrático, criado para facilitar as manifestações dos usuários do SUS sobre os atendimentos prestados, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo dos processos e serviços a partir das demandas recebidas.

“Nosso serviço é pautado pela imparcialidade e autonomia para encontrar as soluções que atendam às demandas dos usuários, por meio da mediação de conflitos e cumprimento das normas”, destacou Socorro Lima.

A Ouvidoria encontra-se atualmente inserida na plataforma digital Fala.BR e é acompanhada pela Controladoria-Geral da União (CGU).

“No encontro foi discutido sobre a importância de refletir e fomentar a implementação das Ouvidorias nos Jurisdicionados”, salienta Socorro Lima. Foto: Cedida

A Fundhacre já realizou mais de 1400 atendimentos, estando esses registrados na Plataforma digital, desde o ano de 2022 até fevereiro de 2023, atuando na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética e da eficiência. O atendimento ocorre desde ao público interno por meio da busca na enfermarias até ao externo com a ouvidoria itinerante.

Os usuários do SUS podem acionar a Ouvidoria da Fundhacre para o registro de diversos tipos de demandas. Foto: Gleison Luz

Atendimentos da Ouvidoria da Fundhacre

Os usuários do SUS podem acionar a Ouvidoria da Fundhacre para o registro de reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões, por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Atendimento Telefônico: 3226-4336, Ramal 213 (dias úteis – das 7 às 17h);

– Atendimento WhatsApp: (68) 99923-5415;

– Atendimento presencial na Fundação Hospital Estadual do Acre, localizada na Via Verde, 2224 – Distrito Industrial, Rio Branco – AC, 69917-650;

=E-mail: ouvidoria.fundhacre@ac.gov.br;

– Site: https://falabr.cgu.gov.br.