Fórum de Dança do Acre se inicia com apresentação sobre a loucura da humanidade

O espetáculo Sobre Outras Janelas e Portas, do grupo Aguadeiro, abriu a programação da semana (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Com o espetáculo Sobre Outras Janelas e Portas, que retrata a história da loucura da humanidade ao longo dos tempos, se iniciou na noite de quarta-feira, 26, na Usina de Arte João Donato, o III Fórum de Dança do Acre. O evento segue até o dia 30 próximo, em diversos pontos de Rio Branco.

A apresentação solo do dançarino John Gomes durou cerca de 40 minutos, e prendeu o público presente. “Foi tudo incrível. O jogo de iluminação junto ao movimento do bailarino foram bem casados. A presença dele no palco segurou todo o espetáculo, além da história narrada ser bem impactante”, relata o artista Breno Souza, espectador do show.

O responsável pela montagem do número é o grupo acreano Aguadeiro, que foi criado há cinco anos e, atualmente, conta com uma equipe de 10 pessoas. A criadora e pesquisadora da corporação, Maiara Rio Branco, destaca a importância do fórum para o movimento do estado: “É a oportunidade de fortalecermos a dança, unindo todos os representantes do Acre para expressar nossa arte à sociedade”.

A presidente da Associação de Dança do Acre (Asdac), Regina Maciel, conta que o evento surgiu a partir da necessidade dos artistas trabalharem a dança como uma forma de arte mais concreta. “Vimos que era preciso mais estética, mais cuidado com o espaço, com a luz e a sonorização. A partir disso, reunimos os segmentos de dança para debater sobre isso, além de podermos dar mais amplitude ao movimento”, ressalta.

O fórum conta com apoio do governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O fórum conta com realização do Movimento de Dança do Acre e apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), e Prefeitura de Rio Branco. “São poucas as oportunidades que se tem para juntar as representações de dança de todo o Acre, por isso, apoiamos esse momento que já vem se fortalecendo em sua própria ação”, pontua o diretor de artes da FEM, Romualdo Freitas.

Programação

O Fórum de Dança contará com oficinas, mesas-redondas, espetáculos, encontros de dança, apresentações artísticas e grupos de trabalho, entre outros.

Nesta quinta-feira, 27, o grupo Cia H, do Rio Grande do Sul, apresenta o espetáculo Sopros, às 19h30, na Usina de Arte João Donato. A entrada é gratuita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter