Crianças indígenas são retratadas em exposição fotográfica no Acre

As fotos retratam o cotidiano de crianças de oito etnias brasileiras (Foto: Mardilson Gomes)

Uma exposição fotográfica retratando aspectos da vida das crianças indígenas brasileiras é realizada no Acre. ‘Sobre Crianças Indígenas’ procura apresentar ao público recortes do cotidiano de oito etnias, de Norte a Sul do país.

Os gestos,  formas e cores vibrantes das fotos refletem as identidades e os comportamentos das crianças de cada tribo, diante de ações rotineiras como brincar, pintar e interagir.

As relações dos povos com a floresta é o grande destaque das  fotografias que, juntas, compõem um mosaico dos indígenas.

“Para nós, indígenas, as crianças constroem saberes com a comunidade e, para elas, não existem barreiras culturais, pois interagem com qualquer grupo social facilmente, por isso são vistas como  grandes difusores de cultura. Essa exposição vem para mostrar isso e  também as diferentes formas de ser criança entre os indígenas” explica, Solange Manchineri, curadora do evento.

A exposição já passou por seis escolas da zona urbana de Rio Branco. E nestas quarta e quinta-feiras, (26 e 27) está aberta ao público durante todo o dia, no hall do Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie), antigo Mira Shopping, no centro de Rio Branco.

A exposição está aberta ao público no hall do Crie, no centro de Rio Branco, até quinta-feira (Foto: Mardilson Gomes)

De acordo com Izis Melo, da Coordenação de Educação para os Direitos Humanos e Cidadania e Diversidade, da Secretaria Estadual de Educação (SEE), a atração é uma forma de expressar, por meio da arte, a história dos diferentes povos e ao mesmo tempo fomentar as discussões sobre os indígenas com o intuito de diminuir o preconceito e contribuir com o cumprimento da lei n.º 11.645.

“Levamos para algumas das escolas e trouxemos para o Crie com o intuito de apresentar para  a comunidade a diversidade e a riqueza das populações do Brasil. Queremos conscientizar nossa sociedade da importância de se conhecer, respeitar e valorizar as diferenças sociais, culturais e raciais”, frisa.

Fotografias de revista

As fotos são arquivos do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin),  e estão na revista Sobre Crianças Indígenas, lançada pelo órgão nacional este ano.  Os povos retratados foram Mbyá Guarani, Kaiowá Guarani, Caingangues, Laklano Xokleng, Karo Arara, Apurinã, Jamamadi e Ikoloehj Gavião.

No acre a exposição conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Universidade Federal do Acre (Ufac).

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest