Forró Ambiental abre programação da Semana do Meio Ambiente

Mais de 500 mudas de plantas foram distribuídas (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Mais de 500 mudas de plantas foram distribuídas (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O tradicional Forró do Senadinho ganhou uma pegada ecológica nesta sexta-feira, 3. O governo do Estado abriu a programação da Semana do Meio Ambiente no local com muita animação e distribuição de mudas à população.

A semana é promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que distribuiu 550 mudas, entre  frutíferas e florestais, aos cidadãos. As plantas são oriundas dos viveiros da Floresta e da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A distribuição de mudas é uma das ações desenvolvidas pelo Programa Estadual de Arborização Urbana do Acre, executado pela Sema. A proposta é tornar as cidades acreanas mais arborizadas e saudáveis, além de incentivar o plantio das espécies frutíferas nos quintais das residências.

A estudante Marinês de Almeida fez questão de levar algumas mudas para plantar no sítio da família. “Tudo que eu plantei no meu sítio tive que comprar, e aqui está sendo distribuído de graça. Gostei muito da iniciativa”, elogiou.

Marines Almeida pegou mudas para plantar no sítio da família (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Marinês levou mudas para plantar no sítio da família (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, explica a importância do cultivo das espécies. “Aqui na Amazônia faz muito sol, e a gente precisa fazer sombra – mais que sombra, nós plantamos qualidade de vida. As frutas possuem princípios ativos essenciais para a saúde. Quando se cultivam frutíferas, a gente cuida do meio ambiente e da saúde da população.”

Participaram da abertura da Semana do Meio Ambiente o senador Jorge Viana, a secretária municipal de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, e o deputado federal Léo de Brito. “O Acre é referência no desenvolvimento sustentável, com desenvolvimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente de maneira planejada, que respeita as populações tradicionais”, frisou o deputado.

O Forró Ambiental também contou com a apresentação do coral da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A programação da Semana do Meio Ambiente se estende até a próxima sexta-feira, 10. No fim de semana, a Sema também vai promover a distribuição de mudas ao público do Via Verde Shopping.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter