A Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) está repassando o recurso financeiro do Programa de Apoio à Pesquisa na pós-graduação referente ao edital 009/2014.
O recurso é proveniente do governo do Estado, por meio da Fapac e do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FDCT).
Na última sexta-feira, 7, a Fapac promoveu um reunião com o objetivo de realizar a assinatura dos termos de outorga e aceitação de apoio financeiro para 26 projetos de pesquisas do edital 009/2014, dos quais nove são para doutorado e 17, para mestrado.
Estão sendo repassados mais de R$ 80 mil para o desenvolvimento dos projetos, como o da pesquisadora Nara Vidal Pantoja, que está fazendo doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), com o título “Detecção por Satélite da Exploração Madeireira na Floresta Estadual do Antimary, Acre”.
Na mesma ocasião, foi ministrado um treinamento com o intuito de ensinar os pesquisadores a gastarem os recursos com base na legislação vigente e com o plano de trabalho aprovado. “O pesquisador, para efeito do projeto, tem que gastar o recurso corretamente para que sua prestação de contas seja aprovada”, diz Catarina de Sousa Almeida, diretora técnico-científica da Fapac.