Humanização apresenta programas em Pré-Conferência da Juventude

A Humanização promoveu a integração entre os participantes do evento (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A Humanização promoveu a integração entre os participantes do evento (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os preparativos para a Conferência da Juventude de Rio Branco estão a todo vapor. Nesta segunda-feira, 10, a pré-conferência realizada pela Secretaria Municipal Adjunta de Juventude (Sejuv) reavaliou o eixo saúde do Plano Municipal de Juventude. O evento foi aberto ao público e contou com a ampla participação dos jovens da capital.

A animação ficou por conta da Secretaria de Estado Adjunta de Pessoas e Humanização, que promoveu a integração entre os participantes com uma apresentação da Rádio Humanizar e uma breve aula de ginástica laboral.

Francis Mary Alves, assessora de Humanização, apresentou aos jovens os programas de sensibilização dos servidores da saúde, que buscam fomentar um atendimento humanizado na rede pública. “Utilizamos a arte e a comunicação como ferramenta de sensibilização dos servidores públicos de saúde”, destacou Francis.

Pré-conferência reavaliou o eixo saúde do Plano Municipal de Juventude (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Pré-conferência reavaliou o eixo saúde do Plano Municipal de Juventude (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Elineide Meireles, secretária adjunta de Humanização, observa que “as primeiras ações de humanização surgiram, exatamente, na área da saúde, por meio da estruturação do Humaniza SUS e toda uma política que vem sendo implantada no país. O Acre inova quando estende essas ações para as demais áreas da gestão pública”.

O evento também contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, que apontou os avanços e desafios da saúde pública voltada para jovens e adolescentes e do assessor técnico da Secretaria de Estado de Saúde, Neto de Luca, que debateu a saúde integral dos jovens e adolescentes.

“Estamos reunidos para reavaliar o Plano Municipal de Juventude, que há cinco anos foi implementado. Após os debates, vamos nos reunir com os jovens e, a partir disso, definir as propostas para serem aprovadas na Conferência Municipal. Também estamos avaliando o que será alterado no plano e a Carta Proposta que vai para a conferência estadual”, frisou a gestora da Sejuv, Temyllis Silva.