Governadora em exercício empossa Abib de Araújo como diretor da Funtac

Nazaré Araújo assina termo de posse do novo diretor-presidente da Funtac (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Nazaré Araújo assina termo de posse do novo diretor-presidente da Funtac (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A governadora em exercício, Nazareth Araújo, assinou na tarde desta segunda-feira, 10, o termo de posse do novo diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Abib Alexandre de Araújo. O ato, realizado na Casa Civil, reuniu secretários de governo e contou com a presença da reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante, do deputado federal Sibá Machado e do deputado estadual Heitor Júnior.

O novo gestor substitui a gestão da ex-diretora, Dirlei Bersh, que deixa a instituição para seguir com a administração da fábrica de preservativos Natex, em Xapuri. “Agradeço ao governador Tião Viana pela confiança, desafio e oportunidade nesses seis meses de gestão na Funtac e pelos oito anos à frente da Natex. Vamos continuar avançando nas linhas e diretrizes do desenvolvimento”, disse Bersh.

A governadora em exercício deu boas vindas à Araújo e disse que o gestor trará uma nova dinâmica para os trabalhos desenvolvidos na Fundação, sobretudo nesse momento em que se fala na implantação de um parque tecnológico no Estado.

Nazaré Araújo disse que o gestor trará uma nova dinâmica para os projetos desenvolvidos na Fundação  (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Nazaré Araújo disse que o gestor trará uma nova dinâmica para os projetos desenvolvidos na Fundação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Que você possa, Abib, ajudar o governo a desenvolver o Estado, agregar valor, sem destruir a floresta e mostrar que é possível sim, casar os dois princípios: desenvolvimento econômico e social”, afirmou Nazaré Araújo.

O deputado Sibá Machado disse que o país vive um momento grandioso no desenvolvimento de projetos tecnológicos e a aposta do governo no novo gestor foi acertada, considerando sua capacidade técnica. “Ele vai prosseguir com o desafio de iniciar novos projetos como a exploração do Bambu, como a busca por soluções para a economia do Estado”, pontuou o parlamentar.

A nova gestão da Funtac

Abib Alexandre de Oliveira é formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Acre (Ufac), tem mestrado em extensão rural com especialização em análise econômica dos sistemas de produção agrícola, e é PhD em desenvolvimento sustentável com concentração em desenvolvimento e conservação pela Universidade da Flórida (EUA).

Ao assumir o cargo, agradeceu a confiança do governo e prometeu fazer o máximo para executar um bom trabalho. “Entendo a importância da Funtac para o desenvolvimento sustentável do Acre. Entre os nossos desafios, consta o desenvolvimento de mais pesquisas que gerem novas tecnologias e mais inovação a sociedade”, disse o gestor.

Rosana Cavalcante parabenizou o mestre que até então exercia o cargo de pró-reitor do Ifac e disse que seu trabalho representa a luta pela ciência e tecnologia no Acre. “Tenho certeza que desempenhará um trabalho com primor e maestria em prol do avanço da ciência e tecnologia no Estado”, afirmou a reitora.