Famílias recebem casas de vegetação

As vizinhas aproveitam o espaço de sua propriedade rural para o desenvolver seu empreendimento com hortaliças (Foto: Diego Gurgel/Secom)
As vizinhas aproveitam o espaço da propriedade rural para desenvolver o empreendimento com hortaliças (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Na travessa Paxiúba, zona rural de Rio Branco, quatro famílias receberam equipamentos para desenvolver suas hortas. São mangueiras, pás, enxadas, pulverizadores, regadores, madeiras para a construção da estufa, carrinhos de mão e até as sementes, para que a produção doméstica se estruture em um empreendimento.

Maria das Graças Castelan tem uma pequena horta no seu quintal desde que se mudou para a colônia, há 15 anos: “É difícil ficar sossegada, sempre há vizinhos que vêm buscar hortaliças aqui em casa, principalmente couve, que dá umas folhas grandes, e o pessoal usa muito para fazer charuto [prato que faz parte da culinária local]”.

Sua vizinha, Lindomar Rodrigues, explica a importância do apoio: “Eu estou achando muito bom, porque no inverno não dá verdura na minha casa, e com as estufas vou ter para vender o ano todo”. As duas senhoras têm, respectivamente, 55 e 58 anos de idade e a dedicação a plantas e flores estão representadas na decoração de suas casas, que evidenciam que a vocação faz parte de seu estilo de vida.

Casa de vegetação é a denominação técnica para as estufas, estruturas que permitem cultivar em períodos desfavoráveis e até ampliar o tempo de produção, por causa da proteção e controle do ambiente das plantas.

As agricultoras selecionadas pertencem ao programa Bolsa Família, e o programa de horticultura é desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios, com investimento do Ministério de Desenvolvimento Social.