Sem risco: nova vida para moradores da Cidade do Povo

janine_souza_foto_luciano_pontes
“Eu estou feliz, meus filhos estão felizes. Sou muito grata por isso”, diz Janine (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Começar o ano e não se preocupar com as cheias que se aproximam nesta época é o sonho que muitas famílias puderam realizar ao serem contempladas com casas na Cidade do Povo. Ao todo, mais de 1.600 famílias foram beneficiadas no maior e mais ousado projeto habitacional do Acre.

Residente da Baixada da Habitasa por mais de 28 anos, mais especificamente na Travessa da Seringa, Maria Melo conta que teve problemas durante todo o tempo em que morou na pequena casa de madeira, devido às enchentes: “Eu sofria muito, pois minha casa ficava perto do rio, e quando enchia um pouco a água já entrava. Tentei ainda subir a estrutura, mas não adiantou”, conta.

maria_melo_foto_luciano_pontes (1)
“Quando me informaram que eu me mudaria para a Cidade do Povo, só conseguia pensar que finalmente meu sonho tinha sido realizado”, conta Maria (Foto: Luciano Pontes/Secom)

No início de 2014, verificando que a situação de Maria Melo era emergencial, a Secretaria de Estado de Habitação (Sehab) providenciou para ela uma residência por meio do aluguel social. Em 2015, o sonho de ter uma casa própria foi realizado. “Quando me avisaram que eu me mudaria para a Cidade do Povo, só conseguia pensar que finalmente meu sonho foi realizado. Estou muito feliz, não tem como descrever”, comemora Maria.

Já para Janine Souza, do Taquari, morar em área de risco sendo mãe de três crianças sempre foi o maior dos pesadelos. “Um dia eu acordei e a água já estava na beira da cama”, lembra. Ela conta que quando chegava esta época, do inverno amazônico, já se preparava para perder o mínimo de objetos possíveis, preparando a retirada de suas coisas. “Era um sofrimento”, recorda.

O sonho de ganhar uma moradia decente foi realizado no início de fevereiro, quando a Sehab priorizou a entrega de novas unidades habitacionais para os residentes de área de risco. “Ter isso aqui, tudo novinho, sem saber que vou passar por tudo aquilo, me dá paz, sabe? Já me mudei para cá o mais rápido possível, e até matriculei meus filhos na escola daqui. Eu estou feliz, meus filhos estão felizes. Sou muito grata por isso”, ressalta Janine.

A Cidade do Povo é um dos maiores projetos do governo do Estado, com parceria do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, e está apenas em sua primeira fase. Mais 1.700 novas unidades habitacionais estão previstas para ser entregues ainda no primeiro semestre de 2015. Até o fim do projeto, 10.518 famílias serão contempladas com lares mais dignos.