Falta pouco para a ponte de Tarauacá unir as duas margens do rio

Binho Marques acompanha de perto obra que vai ajudar a interligar o Acre

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Governador Binho Marques acompanhou andamento das obras na ponte sobre o Rio Tarauacá, que integra a interligação do Acre pela BR 364 (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques chama a BR-364 de "estrada da liberdade", e na última terça-feira, 26, acompanhou de perto uma das obras de impacto na rodovia: a ponte sobre o rio Tarauacá, que se completa com a implantação de um acesso de 5,1 quilômetros que tira do centro da cidade o movimento de veículos pesados. "Queremos concluir a ponte até dezembro", disse o engenheiro responsável pelo projeto, Neto Bayma.

O acesso forma um anel viário cortando parte da região onde se situava o lago Intendência. Os engenheiros tiveram de achar uma solução criativa e instalaram a cada vinte metros, drenos com tubo e areia. O fiscal da obra, engenheiro Klay Regazone, informou que serão asfaltados pelo menos dois quilômetros para assegurar que nos extremos do anel viário, onde se localiza, de um lado, o abatedouro da cidade e, de outro, o acesso ao centro de Tarauacá, tenham melhores condições de tráfego tanto para a cidade quanto para as saídas a outros municípios.

Além de se constituírem em desafio de engenharia e logística, as pontes são resultado do bom momento vivido pelo Acre e do apoio do Presidente Lula em ampliar as obras ao longo da BR-364, entre elas as pontes sobre os rios Purus, Tarauacá, Envira, Diabinho e Juruá, um complexo de investimentos que somam mais de R$ 245 milhões. Ela faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco e, como as demais e a pavimentação da rodovia, está no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2009, a estrada contabilizou um grande volume de homens e equipamento trabalhando em vários turnos para acelerar a conclusão: mais de 3 mil pessoas e 1.200 máquinas. "Ninguém imaginava que a BR-364 chegaria neste ponto", avaliou o governador, lembrando do início de seu governo, quando anunciou aos gestores que iria "colocar o pé no freio" para assegurar fôlego total aos projetos de interesse do Acre durante os quatro anos de mandato – e foi o que aconteceu. As chuvas do ano passado impediram que a rodovia fosse concluída em 2010, mas os trabalhos avançaram significativamente neste verão que se encerra. "O certo é que a BR está avançando e tem condições de ser concluída em 2011", declarou Binho Marques.

Além da ponte do Tarauacá, a ponte sobre o rio Purus é um bom exemplo do que vem sendo feito pela integração definitiva do Acre. Ela está completa, faltando detalhes e o aterramento nas cabeceiras.  O trecho entre Sena Madureira e Manuel Urbano está bastante avançado, o que fará com que veículos leves possam trafegar durante maior período no verão, reduzindo problemas de abastecimento naquela região.

Os trabalhadores atuam em dois turnos na construção da ponte do Tarauacá. São mais de 300 trabalhadores, sendo que 90% foram contratados na própria região. Apenas os especialistas tiveram de se recrutados em outros Estados.

O trecho da BR-364 entre Sena Madureira e Feijó fecha para o tráfego de caminhões no próximo dia 30, mas os veículos leves poderão seguir transitando até quando o inverno permitir. O Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) mantém máquinas prestando apoio aos motoristas até Cruzeiro do Sul.

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Ponte sobre o rio Tarauacá faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco e, como as demais e a pavimentação da rodovia, está no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ponte Rio Tarauacá

obras_ponte_tarauaca_foto_gleilson_miranda_06.jpgExtensão: 300m
Largura do Tabuleiro: 14,4m
Faixas de Rolamento: 2
Passeios: 2
Gabarito de Navegação: 8 metros
Estrutura Principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5m, 100m e 65,5m, quatro mastros de 14,9m, construída em balanços sucessivos.
Estruturas de Transição: Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com dois vãos de 35,4m.

Acesso à ponte

Extensão: 5,10 km
Largura: 13,0m
Faixas de Rolamento: 2
Acostamentos: 2

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