Ética nas Relações de Trabalho marca programação no Dia do Servidor Público

Professora da PUC-SP ministra palestra sobre o tema a 400 servidores em formação que atuarão na OCA em Rio Branco

palestra_dia_servidor_foto_angela_peres_02.jpg
palestra_dia_servidor_foto_angela_peres_03.jpg

Servidores participaram de palestra com atividades culturais (Fotos: Angela Peres/Secom)

Eles são 35 mil em todo o Estado e representam a força de trabalho dedicada a atender a população em suas mais diferentes necessidades. No Dia do Servidor Público, uma palestra foi realizada para comemorar a data e marcar a implantação de um novo modelo que se inicia com os serviços que serão oferecidos na Organização das Centrais de Atendimento (OCA), com previsão de inauguração até dezembro.

O tema Ética nas relações de trabalho foi dirigido a 400 servidores que atuarão no local ministrado pela professora Terezinha Rios, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O Coral Asas da Liberdade, formado por detentas da penitenciária Francisco d’Oliveira Conde, abriu o evento.

Formada em filosofia e mestre da filosofia da educação, Terezinha Rios diz que é preciso difundir o conceito de ética e não apenas de moral para fundamentar as relações de trabalho em respeito ao outro e suas necessidades. Autora de livros sobre filosofia, ética e educação, a professora adapta seus conhecimentos à realidade acreana de serviço público sem fugir do tema principal. "É importante que a gente tenha claro o que significa ética. Que observe com o olhar mais crítico e reflexivo que se volta para o nosso trabalho, nossas vidas, nossas relações", defende a professora.

Elizabeth do Vale revela que traz em si esse pensamento que utiliza no cotidiano há 27 anos, tempo em que atua no serviço público. Para ela, o formato de atendimento projeto para a OCA servirá de modelo não só para os demais órgãos públicos do Estado, mas também para o setor privado. "O trabalho da OCA será de excelência. O segredo é saber que o cidadão merece todo o respeito e que deve ser atendido da melhor forma possível", define.

O secretário de Planejamento, Mâncio Lima Cordeiro, destaca que o Governo do Estado vem ao longo dos anos desenvolvendo atividades relacionadas com os servidores e a sociedade. "A gente quer brindar este dia com a possibilidade de reflexão de como nos comportamos e o que devemos fazer para atender de forma correta a população". A programação em comemoração ao Dia do Servidor Público tem ao longo do dia atividades específicas em diferentes secretarias. Na Secretaria de Gestão Administrativa servidores participam de sessões de tratamento de beleza e de alongamento. No Instituto de Administração Penitenciária serão oferecidas atividades durante toda a semana. Nesta quinta-feira, o Diário Oficial do Estado publicou portaria que cria o Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário, cujo objetivo é proporcionar acolhimento, apoio e acompanhamento às demandas apresentadas pelos profissionais que lidam diariamente no sistema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter