Fala Secretário recebe diretor do Instituto de Terras do Acre

O Programa Fala Secretário desta semana recebeu o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo, que falou das ações, desafios e novidades do órgão para o Acre, que devem acontecer ainda neste ano. No bate-papo, Nilda Dantas, que apresenta o programa, falou sobre todas as atividades que o Iteracre está executando, tanto na capital como no interior.

Segundo o diretor do Iteracre, Glenilson Figueiredo, inicialmente o Instituto foi criado para trabalhar apenas em áreas rurais que pertenciam ao Estado. Mas desde a criação, foi ampliada a área de atuação do órgão e a regularização fundiária executada pelo Instituto, passou a alcançar também áreas urbanas. “Este ano, temos a meta de legalizar sete mil famílias, só na capital”, afirma Figueiredo.

Glenilson Figueiredo, falou ainda do empenho do governador Tião Viana em investir na questão da regularização fundiária urbana e rural. “Temos como prioridade regularizar 100% os municípios, assim como fizemos em Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Jordão.” A equipe técnica no momento tem trabalhado arduamente nos municípios de Brasileia e Porto Acre.

Com ações em todos os municípios do Estado o Iteracre percebeu a necessidade de criar núcleos de extensão para atender as demandas das regionais. Já existem núcleos em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Manoel Urbano, Brasileia acaba de receber o órgão que vai atender a região do Alto Acre, que engloba, os municípios de Capixaba, Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri.

Em Rio Branco, não tem sido diferente. O Iteracre está em executando o processo final de regularização fundiária, nos bairros Montanhês, Jorge Lavocat, Boa União e o próximo a ser contemplado é o bairro Pedro Roseno. “Esse projeto, ao ser finalizado beneficiará cerca de quatro mil famílias com o Título de Propriedade, garantindo segurança da posse a esses moradores e dando uma oportunidade dessas pessoas melhorarem a qualidade de vida”, disse Glenilson Figueiredo.

No bate-papo, o diretor do Instituto deixou claro que as atividades só  são realizadas graças às parcerias firmadas. “Não iriamos chegar a lugar algum sem a parceria das prefeituras, dos cartórios, dos sindicatos e das associações de moradores”. A mais recente parceria foi firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) para executar a regularização fundiária no Complexo Florestal do Gregório em Tarauacá.

O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) tem um portal na Internet. Quem quiser acompanhar as atividades realizadas pelo órgão é só acessar o endereço eletrônico: www.iteracre.ac.gov.br. No site estão disponíveis todas as ações executadas, fotos, vídeos e ainda serviços, como a visualização da autenticação do Título de Propriedade emitido pelo Instituto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter