Sesacre realiza ação educativa no Dia dos Namorados

Com o tema “No Dia dos Namorados presenteie com amor. Use Camisinha”, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde – Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais, visa conscientizar os jovens acerca da importância do uso de preservativo na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/Aids. A ação será nesta quarta-feira, 12, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB) a partir das 9 horas.

O evento ocorrerá no período da manhã e vai disponibilizar 7.200 preservativos, durante o intervalo das aulas. No estande, além das camisinhas serão entregues blusas e folders alertando os jovens sobre os perigos que a falta de prevenção pode trazer para suas vidas.

De acordo com a gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis – DST/Aids e Hepatites Virais, Karine Pinheiro de Souza, o objetivo da ação é somente alertar jovens e adolescentes sobre as doenças sexualmente transmissíveis. “O intuito é conscientizá-los. Nossa intenção ao disponibilizar esses materiais não é para fazer apologia ao sexo, mas mostrar a eles que existem meios seguros de prevenção. Os jovens são dinâmicos e muito comunicativos e com certeza podem nos ajudar a disseminar informações sobre os perigos que as pessoas podem sofrer pela falta de prevenção”, disse Karine Pinheiro.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) foram notificados desde 1980 até junho de 2012, 656.701 casos de Aids no Brasil. Um levantamento realizado ainda pelo próprio MS constatou que entre os jovens, de 17 a 20 anos de idade, o número de casos da doença nessa faixa etária tem crescido consideravelmente, passando de 0,09% para 1,12%.

No Estado do Acre, o primeiro caso de Aids foi registrado em 1987. Até 2013 foram notificados 665 casos. Só no estado, o número de notificações nos últimos cinco anos, mostrou aumento de casos em jovens adultos de 15 a 29 anos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter