Extrativistas do Alto Acre conhecem projeto pioneiro de manejo madeireiro

Extrativistas trocaram experiências sobre o manejo madeireiro no projeto Porto Dias (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Extrativistas trocaram experiências sobre o manejo madeireiro no projeto Porto Dias (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Intercâmbio realizado pela Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta), que promoveu uma troca de experiências entre extrativistas da Reserva Chico Mendes (Resex) e do Projeto de Assentamento Extrativista (PAE) Porto Dias, foi encerrado nesta quinta-feira, 16.

A área do projeto Porto Dias fica em Acrelândia e é uma das pioneiras na execução de manejo florestal comunitário, por isso foi o local escolhido pela Cooperfloresta, para que produtores do Alto Acre pudessem ver na prática como funciona o sistema de manejo. Os extrativistas da Resex se preparam para iniciar a atividade de manejo madeireiro.

“Foi uma grande oportunidade. Antes de chegar aqui e ver de perto como se faz, eu duvidava do sucesso do manejo, principalmente porque achava que essa atividade destruía a natureza. Aqui eu vi o contrário, e saio empolgado para dizer aos colegas que o manejo vai nos render um bom dinheiro e ainda ajuda a conservar a floresta”, disse Francisco Soares, morador da área da Resex que corta Brasileia.

A Cooperfloresta é responsável pela execução do plano de gestão do projeto de manejo no Porto Dias e agora na Resex também. Para o consultor técnico da Cooperfloresta, Evandro Araújo, a troca de experiências proporciona mais segurança aos futuros manejadores.

“Como a atividade madeireira é algo novo para os extrativistas da Resex, eles estavam cheios de dúvidas e receio, por isso foi tão importante levá-los a uma das comunidades mais antigas na realização do manejo florestal comunitário madeireiro”, declarou.

Durante o encerramento do intercâmbio, os manejadores receberam o pagamento referente ao manejo deste ano. A cooperativa realiza as atividades de manejo com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

“O governo vem apoiando as iniciativas de comunidades que manifestam o interesse de fazer o uso múltiplo dos recursos florestais, de maneira organizada e sustentável”, afirma o secretário adjunto de Meio Ambiente, João Paulo Mastrangelo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter