Exame de Mamografia é ofertado para mulheres do Acre e outros estados

Funcionária pública ressaltou a agilidade nos atendimentos oferecidos pelo Cecon (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Funcionária pública ressaltou a agilidade nos atendimentos oferecidos pelo Cecon (Foto: Luciano Pontes/Secom)

“Agendei o exame de mamografia na manhã desta segunda-feira, 5, no Cecon [Centro de Controle Oncológico], e para minha surpresa, hoje mesmo já irei realizá-lo”, comentou a aposentada Umbelina Maria Ferreira, pois ao procurar o serviço na rede pública de saúde, que é ofertado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), teve o seu atendimento realizado rapidamente.

De acordo com a gerente-geral do Cecon, Priscilla Murad, são realizados aproximadamente 650 exames por mês. “Os agendamentos para exames de mamografias são feitos por livre demanda, ou seja, a mulher que tiver idade acima de 40 anos e desejar fazer um exame de mamografia, basta procurar o Cecon portando o cartão do SUS”, explicou.

Priscilla ressalta ainda que o Estado conta com dois mamógrafos disponíveis na rede estadual de saúde e um mamógrafo na rede municipal. A mamografia é um exame de raios-X, no qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização. Em geral, são feitas duas chapas de cada mama: uma de cima para baixo e uma de lado.

Para a funcionária pública, Juceleni Lopes, o mais gratificante é poder realizar o exame no mesmo estado em que reside. “Em dezembro precisei fazer o exame, procurei primeiro pela rede privada e não tinha vaga, ao procurar o Cecon, as profissionais de saúde disseram que eu faria em janeiro, semana passada me ligaram e agendaram para hoje eu vim fazer o exame”, destacou

Serviço disponível a todas as mulheres

Para ampliar o acesso ao exame de mama o governo criou em 2014, um serviço itinerante com o programa “Mulher Mais Vida” que busca conscientizar e sensibilizar a população feminina sobre a importância da mamografia e também procura oferecer o exame gratuitamente para mulheres que não têm acesso a esse tipo de diagnóstico.

Os serviços são feitos em parceria com as prefeituras. Cada município realiza uma triagem e encaminha as mulheres para realizare exame de mamografia em Rio Branco. Além das acreanas o Estado atende pacientes do Amazonas, Rondônia e até de países como Bolívia e Peru.

Por mês são realizados em média 650 exames (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Por mês são realizados em média 650 exames (Foto: Luciano Pontes/Secom)