Programa Mais Sorriso melhora autoestima da população

Mais de 100 próteses dentárias foram confeccionadas entregue pelo programa em um ano de sua existência (Foto: Arquivo Sesacre)
Mais de cem próteses dentárias foram confeccionadas entregue pelo programa em um ano de sua existência (Foto: Arquivo Sesacre)

O Programa de Saúde Bucal Itinerante “Mais Sorriso” completou um ano em dezembro. Nesse período, a equipe esteve nos 22 municípios acreanos e realizou 860 atendimentos, 187 próteses e 1.863 procedimentos de saúde bucal para a população.

Na primeira etapa do programa os atendimentos foram ofertados aos trabalhadores da construção civil da BR-364 e Vila São Vicente (nas proximidades do Rio Gregório). Já na segunda etapa, foram feitas visitas aos municípios para apresentar o programa e solicitar a parceria dos gestores de saúde e equipes de saúde bucal.

Vida transformada

A aposentada Maria Costa, de 68 anos, que reside em Capixaba, relata que há muito tempo usava uma prótese e nem pensava em substituí-la, pois não tinha condições financeiras para pagar um dentista. “Passei 36 anos usando a mesma dentadura e não me preocupava em trocar por uma nova”, disse ,lembrando que teve alguns problemas de saúde, como dores de cabeça intensa e na gengiva, em decorrência da peça, desgastada. “Minha esperança se renovou e vi a possibilidade de voltar a sorrir sem me envergonhar. Fui até o posto de saúde e a equipe desse programa me atendeu e disse que eu iria receber uma nova dentadura. Foi o melhor presente que ganhei”, relata, sorrindo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter