Ex-atleta olímpico será um dos carregadores da Tocha em Rio Branco

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Dario já participou de duas Olimpíadas como esgrimista (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Entre os 110 revezadores da Tocha Olímpica que passa por Rio Branco no dia 21 de junho, está o ex-atleta de esgrima Dario Marcondes do Amaral, de 84 anos. Em sua trajetória, já participou de duas Olimpíadas – 1952 e 1968 –, em Helsinque e no México, respectivamente.

O esgrimista conta que começou a praticar aos sete anos de idade em São Paulo, sua terra natal, pois seu pai era professor da modalidade. Já adulto, ele e mais quatro pessoas foram convidados para representar o Brasil na competição. “Eu era muito novo, e pouco conhecia sobre as Olimpíadas. Mas foi um momento especial”, diz.

Na segunda vez, Amaral conta que já foi mais preparado e até levou sua câmera fotográfica. “Quando anunciaram a entrada da Chama no estádio olímpico, todos correram para ver quem era o carregador. Foi quando percebi que quem a levava era uma das maiores atletas do México, Enriqueta Basilio. Nunca esqueci aquela imagem”, destaca.

Sobre ser um dos escolhidos para carregar a tocha no Acre, Amaral destaca: “Há muito tempo encerrei minha carreira esportiva, porém, sentia que faltava alguma coisa. Hoje, ao ser um dos escolhidos para ser revezador, sinto que completei o final da minha carreira com grande orgulho”.

Depois de passar por diversas cidades brasileiras, a Chama desembarca em Rio Branco para realizar um percurso de 24 quilômetros, passando por diversos pontos turísticos da cidade, como Praça da Revolução, Novo Mercado Velho, Palácio Rio Branco, além de bairros como Esperança, Bosque e Sobral. O revezamento está previsto para começar às 13 horas, no Mercado Rui Lino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter