Evento promove rodadas de negócios entre Peru e Brasil

Empresários dialogam sobre preços e prazos, analisando a viabilidade de negócios fronteiriços (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Empresários dialogam sobre preços e prazos, analisando a viabilidade de negócios fronteiriços (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Encontro Empresarial Bilateral realizado, na tarde desta sexta-feira, 24, no auditório do Hotel Comfort tinha a programação voltada para negócios. Por isso, empresários peruanos, acreanos, rondonienses e mato-grossenses afinaram diálogo ofertando seus produtos.

Na abertura da atividade, o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Jurilande Aragão afirmou: “Podemos comprar produtos com pelo menos 1500 quilômetros a menos, 20% mais barato e com maior qualidade. Mais benefícios e menor custo. Temos que ser mais ousados com o comércio exterior”.

A empresa “Sabor Peruano de Exportacion” apresentou diversos queijos e oréganos. O representante da indústria peruana, Oscar Valdes, explica que já exportam macarrão e farinha para Porto Velho (RO), por isso se deslocaram até o evento comercial acreditando nas possibilidades de exportação para o Acre. “Em Tagna produzimos orégano com alta qualidade, um sabor que o mercado brasileiro não está acostumado”, divulga Valdes.

Assim como a empresa Sacramento Grapes que, em sua primeira vinda ao estado, trouxe seu lançamento “Pome up!”, uma bebida concentrada de suco de romã. Os comerciantes destacam os dados de pesquisas científicas, que comprovam que a “granada” [nome espanhol para romã] é o fruto com maior quantidade de antioxidantes, sendo a grande vantagem do produto cultivado em Ica [cidade peruana], uma vez que essa propriedade combate o envelhecimento.

Em cada mesa se encontravam diferentes produtos peruanos, como: azeitona, macarrão e grãos. Pois o promotor do evento é o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru, logo os empresários convidaram os participantes a conhecer e negociar. Simultaneamente, houve rodadas de negócio de turismo, que trabalha no intuito colaborativo, ou seja, os empresários faziam acordos de publicidade de rotas para os viajantes – O Peru divulga o Brasil, o Brasil divulga o Peru.

O evento tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens), que fomenta a economia acreana e também articulou a presença peruana como expositores no Galpão da Indústria na Expoacre 2015.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter