Estudantes vão às urnas escolher os jovens parlamentares acreanos

Estudantes fizeram questão de escolher seus representantes no PJPA (Foto: Assessoria SEE)

Estudantes do ensino médio de 23 escolas de Rio Branco, sendo 21 da zona urbana e duas da zona rural, foram às urnas nesta sexta-feira, 24. O voto foi para escolher os representantes do Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA). Os eleitos terão quatro meses de mandato na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

O PJPA é realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com a Aleac e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cedeu as urnas para a realização das eleições.

Os debates entre os candidatos antecederam o processo eleitoral em cada escola, onde cada um teve a oportunidade de apresentar suas propostas e debater com os demais estudantes o que vai ser discutido, debatido e apresentado.

As eleições foram concorridas. Somente na escola José Ribamar Batista (Ejorb), de ensino integral, localizada no bairro Aeroporto Velho, eram oito candidatos, fazendo com que fossem instaladas, no local, para a votação.

Uma das candidatas ao PJPA no Ejorb era Bianca Bispo, para quem o Programa é importante porque acredita que por meio dele o jovem fica sabendo um pouco mais sobre a política e como ocorrem as votações na Aleac. Carolina Alves, também candidata, pensa da mesma forma. “É uma oportunidade para os alunos se envolverem mais”, diz.

Além dos candidatos, os demais alunos também apoiam a iniciativa do governo do Estado. Para Isaias Silva de Souza, que estuda no segundo ano da Escola Boa União, na Baixada da Sobral, o programa “ajuda a conscientizar os estudantes”.

Na Boa União, um dos quatro candidatos é Wesley Rocha, do segundo ano, que é cadeirante. Ele tem propostas interessantes, caso seja eleito, para apresentar no Parlamento, entre elas a questão da acessibilidade para os estudantes com dificuldades de locomoção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter